quarta-feira, 28 de abril de 2010

REMOÇÃO DE FAVELAS DO RIO DE JANEIRO (3 - FINAL) - Leitores falam sobre a entrevista de Besserman

REMOÇÃO DE FAVELAS DO RIO DE JANEIRO - Leitores falam sobre a entrevista de Besserman


A Veja que se seguiu à edição que publicou a entrevista de Besserman, 28 de abril de 2010, publicou cartas de leitores da revista que opinaram sobre a entrevista:



O economista "conseguiu compilar os maiores danos causados por essas "comunidades", passando por questões como interesses políticos, descaso e imcompetência das autoridades, introm issão religiosa e criminalidade
" (Maria Thereza Resende Teixeira Rio de Janeiro RJ).


José Renato Nalini (Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo - Câmara Reservada ao Meio Ambiente. Presdiente da Academia Paulista de Letras) elogiou a coragem do entrevistado em atacar a questão da remoção. Concordou sobre a indignidade, à luz da Constituição de 1988, de morar em favelas, concordou com a denúncia de as favelas serem objetos de manipulações demagógicas e criminosas que deixam espaço para a ocupação em áreas de risco, e com a perda de milhares de turistas/ano. E finaliza:

"Desfaveleizar deveria ser a palavra de ordem de qualquer governo. É uma questão que transcende o urbanismo: interessa ao meio ambiente, à educação, à pacificação social e ao cescimento pleno dos indivíduos."


Guilherme Barbosa (Lynchburg, Virgínia, EUA) elogiou a coragem e a bravura de Besserman e aifrmou que o populismo que grassa ou currais eleitorais, chamados favelas, são apenas "a ponta do iceberg".


Vianney Cardoso de Menezes (Rio de Janeiro, RJ):

"Besserman com seu irretocável equacionamento do problema "favela", nos traz a esperança de que, corrigidas essas distorções crônicas, esta cidade volte a ser, um dia, uma cidade maravilhosa."


Sérgio Borba (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul) denunciou o oportunismo da compra de votos, as submoradias, violência e o tráfico de drogas. Mas tem esperança de que apareçam políticos interessados em soluções dignas para o problema.

Um comentário:

  1. Queria que o Sr. Besserman tivesse passado toda sua vida tendo a ausência do governo no logar em que mora. Falta de luz e água constante, ruas malfeita saneamento basico precário em fim, tudo que se tem direito fosse negado. E o governo venhesse e desconsiderando seus direitos removesse ele e família pra longe, sem ao menos lembra que ele e família são humanos.

    ResponderExcluir