domingo, 11 de abril de 2010

CRÔNICA DOMINICAL - DOMINGO É DIA DE ACORDAR TARDE?

DOMINGO É DIA DE ACORDAR TARDE?

CRÔNICA DOMINICAL

Vicente Deocleciano Moreira

Que domingo é um dia especial já o dissemos à exaustão. Tanto que é o dia em que este Blog faz mais postagens, publica mais textos.
Então, digam-me por que muita gente acorda tarde, no domingo? Será que essas pessoas (dorminhocas?) não estão perdendo o melhor do domingo que são as manhãs de domingo?

Pode ser que acordar (mais) tarde faça parte do ‘espírito de vingança’ contra o patrão, o próprio trabalho e contra a rotina de acordar cedo de segunda a sábado. Mesmo assim, perde-se para o sono o aroma e a festa das manhãs de domingo.
Convenhamos que para alguém que acorda onze e meia pra meio dia, só resta a tarde do domingo. Tardes de domingo quando não são tardes de tédio e de futebol ao vivo ou ao vídeo, são momento de preparação (roupas, sapatos, documentos, pastas e papéis) para a segunda-feira que já bate à porta. São momentos também de programas de auditório na TV, de sono e de sonolências pós prandial e pós cervejal.

Eu levei muito tempo tentando não dormir de sábado para domingo, mesmo ficando em casa. Nunca fui bem sucedido (sempre acabava dormindo), além de ter tido minha tentativa condenada pelos médicos. Tudo pela minha paixão pelas manhãs de domingo.
Exageros à parte, domingo continua sendo o dia em que mais gosto de acordar cedo. Penso que, agindo assim, posso esticar e aproveitar mais o dia. Carpem Die (colha o dia, aproveite o dia) é a lógica que me faz levantar cedo, aos domingos, mesmo quando estou viajando, enquanto a cidade permanece deitada.
Mas não quero impor e exigir que todos acordem cedo (5 horas da manhã, por exemplo) a partir do próximo domingo. Até porque tenho uma pontinha de inveja de quem consegue acordar tarde num dia como o domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário