domingo, 18 de abril de 2010

MUNDO VASTO MUNDO - DE 18/04/2010 - Micareta de Feira de Santana

MUNDO VASTO MUNDO
DE 18 DE ABRIL DE 2010.

“É HOJE SÓ, AMANHÃ NÃO TEM MAIS”. ÚLTIMO DIA DA MICARETA DE FEIRA DE SANTANA (Bahia – Brasil)

“É hoje só amanhã não tem mais’. Hoje, 18 de abril, é o último dia da Micareta de Feira de Santana – versão 2010. É hoje só; amanhã, serão as Cinzas (depois das Cinzas da Quaresma oficial), o que restar do fogo da Micareta que queimar o material e o imaterial da festa.

A Micareta de Feira de Santana atrai foliões de todo o Brasil e – quiçá – do mundo. Pode ser que essa atração seja tão forte porque ela é a primeira Micareta do Brasil. A palavra Micareta é ‘filha’ de Micaréme (francês), ‘Meia Quaresma’, uma festa que, na França, acontecia no meio da Quaresma.
Criando ainda controvérsias, a versão oficial aponta o berço da Micareta feirense num período chuvoso de março de 1937 que impossibilitou, radicalmente, a realização do Carnaval de Feira de Santana que ocorria no mesmo período do Carnaval de Salvador.

O dilúvio quaresmal frustrou os sonhos e a alegria dos foliões sertanejos. Mas tudo bem: não houve de ser nada. Em abril de 1937, a alegria inventou a Micareta de Feira de Santana. Uma folia que alegrava o que chamamos ‘corredor cultural’, ou seja, o trecho da Rua Direita (atual Conselheiro Franco) que se unia à rua seguinte ... ambas as ruas assinaladas cada uma por uma coreto onde se apresentavam as bandas e fanfarras de então.

A Micareta cresceu para cima e para os lados e mudou para a Avenida Presidente Dutra.
Mas, antes que o sol se apague, há tempo para resgatar o ‘corredor cultural’ do passado e nele fazer acontecer fanfarras, bandas para animar os foliões a dançar no ritmo das marchas carnavalescas que nunca saem de moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário