domingo, 4 de abril de 2010

MUNDO VASTO MUNDO DE 4 DE ABRIL DE 2010 - LIMA (PERÚ) E ALAGOINHAS (BAHIA - BRASIL)

MUNDO VASTO MUNDO DE 4 DE ABRIL DE 2010 - LIMA (PERÚ) E ALAGOINHAS (BAHIA - BRASIL)


Vicente Deocleciano Moreira

Outra vez, no Peru. Enchentes, desabamentos, mortes ... calamidade pública nos arredores de Lima (Perú). Lamaçal tornando impotentes todos os esforços humanos para conter a fúria da natureza que é um ser, sim senhor(a). E, como todo o ser, dominado por caprichos.

Longe dalí, em Alagoinhas (Bahia - Brasil), um lamaçal recebe os visitantes rodoviários. É que estão duplicando o principal acesso ao sítio urbano. Tenho visto e sofrido uma febre uebana de duplicações de um lado, e de mãos únicas de outro. Na década de 60-70, estava na moda uma teoria (Gunden Frank) chamada "efeito demonstração". Paises subdesenvolvidos - como assim nos chamávamos, com alguma desconfiança, a nós países pobres - que imitavam os países ricos (desenvolvidos, capitalistas centrais).

Cidades grandes estão sendo obrigadas a duplicar, a quadruplicar, a impor mãos únicas para tentar melhorar a circulação de veículos. A crise, o caos urbano o obriga. Mas isso deve ser imitado acriticamente por cidades que ainda não vivenciam a crise e o caos que os obriguem a tanto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário