segunda-feira, 26 de abril de 2010

AGENDE E PINTE

Feira de Santana - Bahia - Brasil

Projeto Lua Cheia: Noite de cordel e cantoria anima o Cuca - quarta-feira


Poetas, contadores de causos, folheteiros, cordelistas e violeiros de Feira de Santana e de outras cidades da Bahia, se reúnem em noite de cordel e cantoria, na quarta-feira (28) a partir das 19h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O público certamente vai se deleitar com uma arte simples, mas ao mesmo tempo rica; se divertir com as rimas curiosas, sejam elas tiradas dos folhetos de cordel ou dos acordes das violas .

O evento, em segunda edição, faz parte do Projeto Lua Cheia Literatura de Cordel, uma realização da Uefs/Cuca. O objetivo é apoiar e incentivar a cultura popular e de raiz que se faz na cidade e região. “Quem visitar o Cuca nessa noite terá também a oportunidade de adquirir folhetos, discos cds e dvds, xilogravuras e outros materiais da produção dos artistas”, afirma Franklin Maxado, poeta, cordelista, xilógrafo e um dos participantes do evento. Ele aproveita para lançar um folheto sobre a Copa do Mundo.

Dadinho, Erotildes Miranda dos Santos e João Ferreira (In Memorian), merecem homenagem especial durante a noite do cordel e repentes, que contará com a participação de Maria José de Macedo, Antonio Carlos Barreto e Nadinho de Riachão, Pardal e Sergio Bahialista, Luiz Natividad, Gabriel Arcanjo, Antonio Alves, Caboquinho, João Ramos, Jurival Alves, Lucas Oliveira, Cristo Neto, Ademar José, J. Caxias, entre outros poetas populares.

Os temas do cordel geralmente retratam fatos do cotidiano da cidade ou da região: festas, política, milagres, disputas, como é o caso do folheto “Os Reis do Desafio: peleja de João Sabogi com Manoel Tira-Engano”, de Antonio Alves da Silva. Traz ilustração de capa do artista plástico Juraci Dórea e é um dos títulos sugestivos que estarão à disposição dos interessados em literatura popular.

Exposição no CUCA Celebra 50 Anos das Obras Sociais Irmã Dulce

Após temporada de sucesso em Salvador e Fortaleza, a exposição “Meio século pensando no próximo", que retrata a vida e obra de Irmã Dulce chega agora a Feira de Santana. A mostra ficará de 29 de abril a 12 de maio no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Através de painéis e recursos de áudio e vídeo, os visitantes terão a oportunidade de descobrir durante o evento episódios pouco conhecidos da trajetória da freira baiana.

A exposição celebra os 50 anos de fundação das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), completados em 2009. Fundada em 1959, a OSID é hoje o maior complexo filantrópico de saúde do país, segundo o Ministério da Saúde. A instituição realizou no ano passado mais de 5 milhões de atendimentos ambulatoriais. Segundo informações da Assessoria de Memória e Cultura da OSID, no último mês de março a exposição foi vista por mais de 50 mil pessoas durante exibição no Shopping Piedade.

Assessoria Cuca/Uefs

25/4/10

Extraído do Portal da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário