quarta-feira, 31 de março de 2010

ENTRE ITAPUÃ E ITAPAGIPE / SALVADOR - 461 AN0S

ENTRE ITAPUÃ E ITAPAGIPE / SALVADOR - 461 AN0S

Vicente Deocleciano Moreira

vicentedeocleciano@yahoo.com.br
vicentedeocleciano@gmail.com



Vou confessar: a Salvador de meus sonhos, da minha fantasia, não teria um só muro, uma só coluna (salvo colunas de postes de iluminação pública) entre Itapuã e Itapagipe.

Se essa Salvador tivesse sido possível, talvez o Rio de Janeiro não batesse com tanta força no peito seu orgulho de ser (com toda a justiça) a 'cidade maravilhosa'.

Bem; quem vê a Salvador real e, em especial, o trecho real entre Itapuã e Itapagipe tem uma idéia do tamanho do meu sonho. Até porque, mesmo com o mar e a costa de grande beleza que Salvador exibe, essa mesma Salvador tem vergonha de olhar o mar. Construímos prédios, espigões, barracões, armazens, colunas de gosto duvidoso e tudo o mais que tenha o poder de impedir que o transeunte e mesmo omotorista ou o passsageiro possa ver e admirar o mar.

De ônibus ou de carro ficamos cegos em relação ao mar desde o final da Avenida Beira Mar, imediações do Porto do Bomfim. Daí em diante somente quando chegamos na rampa do Mercado (proximidades do elevador Lacerda) é que recebemos a 'dádiva' da visão do mar. Na parte baixa, seguimos pela Avenida do Contorno. Na parte alta, Corredor da Vitória e seus espigões, perdemos o mar. Ladeira da Barra, Porto e Farol da Barra, |Ondina de pois das muralhas dos hotéis, eis o mar novamente. Rio Vermelho, Amaralina ... alguns obstáculos ... verdadeiros monumentos à nossa vergonha de nosso belo mar. Na Pituba, Jardim dos Namorados, fizemos obras de gosto duvidoso que nos impede a visão nosso mar verde-azul. Daí até Itapuã, inventamos colunas de péssimo gosto que, durante pouco tempo, serviu de belvedere para jovens do Salva Mar.

Por que temos tanta vergonha de ver o nosso próprio mar? O mar, em Salvador (e demais cidades litorâneas) foi transformado em moeda de ouro ... em privilégio de pouquíssimas pessoas. Apartamento com vista (de preferência eterna) para o mar valem mais e são vendidos ou alugaos a peso de ouro por causa da vista para o mar como se não fôssemos cercados quase completamente pelo mar.


Baianos, temos vergonha de nosso mar ... de Itapuã a Itapagipe, temos vergonha de ver e de mostra o mar. construímos ao longo da orla Itapuá/Itapagipe caixorrosos deprimentes, deprimentes ainda que não estivessem, há décads, vazios e inúteis.


Porisso, numa cidade com tão poucas praças e tanto litoral prosseguimos escondendo de nós mesmos nosso belo mar.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir