segunda-feira, 15 de março de 2010

AGENDE E PINTE

AGENDE E PINTE


X BIENAL DO RECÔNCAVO
27 de Novembro de 2010 a 26 de Fevereiro de 2011



Inscrições 01 de Março a 30 de abril de 2010
CENTRO CULTURAL DANNEMANN

Av. Salvador Pinto, 29 - São Felix - Bahia - Brasil
CEP 44 360 000 - Tel: (75) 3438-4308
bienalreconcavo@terra.com.br
www.centroculturaldannemann.com.br


REGULAMENTO DA X BIENAL DO RECÔNCAVO

DA FINALIDADE: Artigo 1º - O Centro Cultural Dannemann realizará a X Bienal do Recôncavo em sua sede à Av. Salvador
Pinto, nº 29 - São Félix - Bahia, no período de 27 de novembro de 2010 a 26 de fevereiro de 2011.
DA PARTICIPAÇÃO:
# 1º - Participarão da X Bienal do Recôncavo artistas brasileiros ou estrangeiros, com trabalhos produzidos depois de setembro de 2008, nas seguintes modalidades: artes gráficas, desenho, DVD, escultura, fotografia, grafite, gravura, instalação, novas experiências objeto, performance, pintura e tapeçaria. Não sendo aceitos trabalhos já apresentados em exposições, salões ou bienais.
DA INSCRIÇÃO:
# 1º - NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS NO ATO DA INSCRIÇÃO.
# 2º - As inscrições serão gratuitas e efetuadas através de fichas distribuídas pelo Centro Cultural Dannemann, fotocópia ou impressão da versão divulgada na INTERNET, acompanhada de projeto e curriculum, cada artista poderá inscrever-se em todas as modalidades com 2 (duas) obras por modalidade, exceto performance, DVD e instalação,modalidades nas quais o artista concorrerá com apenas um trabalho. Os artistas inscritos em grafite deverá apresentar um projeto com fotos da obra e local que deseja grafitar.
# 3º - O Projeto deverá ser apresentado no formato A4 (29,7x21cm.) contendo curriculum artístico resumido, fotocópias, ou fotografias (no formato entre (18x24 e 20x25cm.) dos trabalhos a serem apresentados. Todas as fotos ou fotocópias deverão conter, no verso, o nome do artista, o título e as dimensões do trabalho em centímetros, material e técnica utilizados e ano de execução. Não serão aceitos slides. DVDs só será aceito para inscrição nas categorias DVD, PERFORMANCE, INSTALAÇÃO OU NOVAS EXPERIÊNCIAS.
# 4º - As inscrições deverão ser entregues diretamente no Centro Cultural Dannemann, ou remetidas pelos sistemas expressos de postagem, (SEDEX, VASPEX, etc). Poderão ser realizadas na Escola de Belas Artes da UFBA em Salvador ou no CUCA em Feira de Santana. As inscrições remetidas por correio só serão aceitas com data de postagem até o dia 30 de abril de 2010 impreterivelmente.
# 5º - Os artistas inscritos com trabalhos bidimensionais disporão de aproximadamente três metros lineares por dois metros de altura.
# 6º - Os artistas inscritos em instalação disporão de aproximadamente 10 m2 por 5 m de altura e, no ato da inscrição, assim como os inscritos em novas experiências, ou grafite deverão apresentar um projeto com desenhos indicativos, fotos ou fotocópias, além de curriculum artístico resumido e material descritivo.
# 7º - Os trabalhos criados para espaços abertos serão exibidos em áreas públicas nas cidades de São Félix ou Cachoeira, a depender da determinação da coordenação geral da Bienal. Esses trabalhos podem ultrapassar as dimensões estabelecidas no # 5º, ficando o autor responsável pelo transporte, montagem e desmontagem da obra.
# 8º - Os trabalhos em performance deverão ter no máximo 20 (vinte) minutos de duração, e no ato da inscrição o artista ou grupo deverá apresentar DVD, fotografia ou fotocópia e material descritivo, além de curriculum artístico resumido.
# 9º - A Bienal montará uma estrutura para as apresentações das performances no pátio interno do Centro Cultural Dannemann com um palco nas dimensões de 6m x 5 m, iluminação cênica básica e amplificação sonora. Os trabalhos que não se adaptarem a este espaço serão apresentados em outro local estabelecido pela Coordenação da Bienal.
# 10º - Será de responsabilidade do artista inscrito em performance ou instalação a montagem, desmontagem, operação e obtenção do equipamento utilizado, com exceção das performances que se adaptarem ao # 9º, que contarão com a estrutura da Bienal descrita no referido parágrafo.
# 11º - Os DVD deverão ter no máximo até 15 (quinze) minutos.
# 12º - OS PROJETOS (FOTOGRAFIAS/ FOTOCÓPIAS, DVDS, CURRICULUM, ETC.) NÃO SERÃO DEVOLVIDOS.
DA SELEÇÃO E PREMIAÇÃO: Artigo2º- A seleção será realizada por, 3 (três) jurados designados pela Coordenação da Bienal. A premiação será efetuada por uma comissão julgadora composta dos três jurados da comissão de seleção, mais dois componentes da coordenação e dois jurados convidados pela Bienal. Ficando o júri da premiação constituído por sete pessoas. A premiação será realizada através do trabalho selecionado, e o resultado da premiação será anunciado quando da abertura da X Bienal.
DOS PRÊMIOS: Artigo 3º - Será atribuído um Grande Prêmio de curso na Europa para o trabalho considerado mais signifi –
cativo.
# 1º - Concorrem ao Grande Prêmio todas as modalidades citadas no # 1º do Artigo 1º.
# 2º - REGULAMENTO REFERENTE AO GRANDE PRÊMIO - CURSO NA EUROPA - EM ANEXO.
Artigo 4º - Prêmio – Artista Destaque da Região do Recôncavo - Este prêmio corresponde a R$ 5.000,00 (cinco mil re -
ais) para o trabalho mais significativo do artista que reside e produz na região do Recôncavo.
Artigo 5º - Prêmio Aquisição - Serão atribuídos 5 (cinco) prêmios aquisição, no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais).
# 1º - Os vencedores do Prêmio Aquisição deverão deixar o trabalho premiado para o acervo do Centro Cultural Dannemann. Assim como o vencedor do Grande Prêmio e do Prêmio Artista em Destaque da Região do Recôncavo.
# 2º - No caso de DVD ou multimídia, os autores cederão o direito de cópia. No caso de performance, o artista se compromete a reapresentar o trabalho em data e local a serem estabelecidos pela organização da Bienal em comunhão com o artista.
Artigo 6º - Menções Especiais – A quantidade das menções especiais será determinada pela comissão julgadora, não
podendo ultrapassar o número de 10 (dez) menções.
Artigo 7º - As obras selecionadas deverão ser entregues no prazo de 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado da
seleção, no Centro Cultural Dannemann, no CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte da UEFS em Feira de Santa -
na ou na Escola de Belas Artes da UFBA, em Salvador. Não são obrigatórios trabalhos emoldurados, mas não serão a-
aceitos trabalhos sem suporte.
# 1º - Os custos dos transportes de envio das obras serão de responsabilidade dos artistas.
# 2º - A devolução dos trabalhos selecionados será realizada com frete a cobrar.
# 3º - Recomendamos que os trabalhos selecionados sejam acondicionados em embalagens resistentes (caixa de madeira, tubo PVC ou similares), se necessário, com instruções para reembalagem anexadas, já que a sua devolução será feita com reaproveitamento dos mesmos materiais das embalagens enviadas pelos artistas.
# 4º - Os artistas selecionados só poderão retirar seus trabalhos após o término da Bienal, tendo até 15 dias após o encerramento da Bienal para retirar seus trabalhos nos respectivos locais de entrega das obras.
# 5º - O Centro Cultural Dannemann exime-se da responsabilidade pelas obras não retiradas dentro dos prazos fixados.
# 6º - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação da Bienal.

CALENDÁRIO: Inscrição: 01 de março a 30 de abril de 2010; Divulgação da seleção: 09 de junho; Entrega dos trabalhos seleci-
onados: Até 10 de julho; Abertura da X Bienal do Recôncavo: Às 21:00h do dia 20 de novembro de 2010.
Encerramento: 26 de fevereiro de 2011.

Centro Cultural Dannemann | Avenida Salvador Pinto, 29 | Cep: 44 360-000 | São Félix - Bahia Tel/Fax |75| 3438-4308
E-mail: bienalreconcavo@terra.com.br | www.centroculturaldannemann.com.br
ANEXO AO REGULAMENTO DA X BIENAL DO RECÔNCAVO


GRANDE PRÊMIO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA EUROPA


1. O Grande Prêmio se constitui em uma viagem à Europa, com um curso ou oficina na área de trabalho do artista premiado.

2. Concorrem ao Grande Prêmio todas as modalidades citadas no #1º do Artigo 1º do regulamento da X Bienal.

3. Quando o grande prêmio for concedido a um trabalho de co-autoria ou grupo, os autores do trabalho em comunhão com a coordenação da Bienal, decidirão quem viajará.

A Bienal do Recôncavo se compromete em:

1. Fornecer uma passagem pessoal e intransferível para o artista indicado à viagem no trecho Salvador – Europa – Salvador.


2. A quantia de 1.000 EUROS(hum mil euros) como ajuda de custo pela estadia total na Europa.


3. Hospedagem de 20 (vinte) dias na Europa para o artista indicado á viagem.


4. Organizar na Europa a inscrição do artista premiado em um curso ou oficina na área de trabalho do referido artista.


5. A criação e produção dos trabalhos serão da responsabilidade do artista premiado.


6. Os trabalhos realizados durante o curso poderão participar de exposições no exterior a depender do
projeto cultural desenvolvido pela Dannemann na Europa. Alguns desses trabalhos deverão ser doados para o acervo do Centro Cultural Dannemann. A escolha dos referidos trabalhos será realizada pela coordenação da Bienal em comunhão com o artista.


7. Caso o artista vencedor do grande premio não possa viajar, a coordenação da Bienal indicará um
substituto entre os premiados.


8. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação da Bienal.


**************************************************


III SIMPÓSIO PROCAD UNICAMP – UFBa - UFC

A Pesquisa Histórica e Suas Fontes

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA (CAPES)
SALVADOR, 29-31 DE MARÇO DE 2010
FFCH – PASL – AUDITÓRIO DO CRH


DANDO CONTINUIDADE aos simpósios Procad Capes entre equipes de pesquisadores da Unicamp, UFBa e UFC (Fortaleza, 2002 e Salvador, 2004), este III Simpósio reflete a cooperação e o intercâmbio visando o fortalecimento da formação de recursos humanos no campo da pesquisa em História Social. Do ponto de vista científico, pretendemos ampliar os parâmetros da investigação sobre a história dos trabalhadores no Brasil, abordando temas pouco freqüentados pela literatura especializada. Neste sentido, buscamos examinar as múltiplas tradições que informam as experiências dos trabalhadores – negros, mestiços ou brancos – nos mais diferentes espaços.
Primeiro dia – 29/3

MESA REDONDA I – Crônicas e fontes literárias: usos e contextos (FFCH – PASL –
auditório do CRH – 9:30)

Sílvia Lara (Unicamp)
Um texto e suas cópias: os significados de uma narrativa seiscentista sobre Palmares

Lígia Bellini (UFBa)
Crônicas conventuais portuguesas do período moderno. Características e usos

Gabriela Sampaio (UFBa)
Uanga, Ilundo e O Feiticeiro: romances e folclore como fontes para a História Social

MESA REDONDA II – Novas fronteiras territoriais e arquivísticas (FFCH – PASL – auditório do CRH – 14:00)

Jackson Ferreira (Uneb Campus IV – UFBa)
A fronteira documental na “Terra do Frio: possibilidades de pesquisa no Baixo Sertão baiano

Lara Vanessa de Castro Ferreira (UFBa)
As Avalanches de documentos sobre as “terras da promissão” e novas perspectivas sobre o “mundo do trabalho” no sertão
.
Bruna Ismerin Santos (UFBa)
Entre alienistas e juristas. A loucura nos processos de interdição

MESA REDONDA III – Fontes para o estudo da escravidão e da liberdade (FFCH – PASL – auditório do CRH – 16:00)

Maria de Fátima Novaes Pires (UFBa – Uneb)
Escravidão e liberdade no sertão baiano: fontes históricas, abordagens e acervos

Cláudia Moraes Trindade (UFBa)
Ordem e desordem: cotidiano de presos na Bahia oitocentista

Robert W. Slenes (Unicamp)
Casa grande/pequena e senzala: novas fontes sobre alforria, novas perspectivas sobre escravidões e identidades no Brasil (séculos XVIII-XIX)

Segundo dia – 30/3

MESA REDONDA IV – Fontes policiais e registros de associação (FFCH – PASL – auditório do CRH – 10:00)

Cláudio Batalha (Unicamp)
As associações operárias através dos registros oficiais e da documentação policial no Rio de Janeiro do Império à Primeira República

Sidney Chalhoub (Unicamp)
Escravidão e polícia na Corte imperial

Frederico de Castro Neves (UFC)
Seca, pobreza e política: o que é politicamente correto para os pobres?

MESA REDONDA V – Os processos da Justiça do Trabalho (FFCH – PASL – auditório do CRH – 14:00)

Frank J. Luce (York University)
Justiça do Trabalho e História regional: os trabalhadores rurais na Junta de Ilhéus, 1963-1973

Antonio Luigi Negro (UFBa)
Os 17 reclamados: protesto operário na Justiça do Trabalho

Fernando Teixeira da Silva (Unicamp), Samuel Souza (Unicamp)
Banco de dados Dissídios Coletivos da Justiça do Trabalho (São Paulo, décadas de 1940 a 1970)

MESA REDONDA VI – Fontes Orais (FFCH – PASL – auditório do CRH – 16:00)

Franck Ribard (UFC)
Oralidade e fontes orais : refletindo sobre “memória” e “etnicidade” negra

Eurípedes Funes (UFC)
Nordestinos, mocambeiros e seringueiros na Amazônia

Lisa Earl Castilho (UFBa)
Entre a oralidade e a escrita: uma experiência de cruzamento de fontes orais e documentais

REUNIÃO INTERNA das equipes (14:00).


*******************************************************************************


CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

OS FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE DE FREUD A LACAN

INSTITUTO DE PSICANÁLISE DA BAHIA

INFORMAÇÕES – TEL ( 71) 3247 - 8171

Nenhum comentário:

Postar um comentário