segunda-feira, 15 de março de 2010

TOTENS URBANOS – Paiaiá – Nova Soure – Bahia - Brasil

TOTENS URBANOS – Paiaiá – Nova Soure – Bahia - Brasil

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA DAS NEVES PRADO

A Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado está localizada em Paiaiá, Distrito (ou povoado rural ?) do município de Nova Soure, antiga Villa da Natuba, (Noroeste da Bahia – Brasil), de onde Antonio Conselheiro foi expulso em 26 de
maio de 1893.

O ônibus que sai da Rodoviária de Salvador em direção a Cipó entra, obrigatoriamente em Paiaiá, onde manobra e sai; descem poucos passageiros e sobem menos ainda. Portas sempre abertas, a Biblioteca (centenas de exemplares) chama a atenção como um equipamento inusitado, aberto de domingo a domingo, onde jovens e idosos bebem cultura sob o ar seco do sertão baiano.

A Biblioteca foi fundada em 2004 por Geraldo Prado, filho de Nova Soure, mais conhecido como ‘mestre Alagoinha’, nos meios universitários do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasília. Em 1957, com 17 anos de idade e apenas o curso Primário, chegou a São Paulo montado num “pau-de-arara”. Foi faxineiro no bairro de Santa Ifigênia (São Paulo), metalúrgico da Braseixos (Osasco – São Paulo). Estudou Madureza, Letras com Chinês (USP), Bacharelado em História, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Agrícola (UFRJ). É pesquisador e professor da Pós-Graduação do Instituto de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário