sábado, 19 de março de 2011

HOJE ASSIS VALENTE FAZ CEM ANOS

HOJE (19/MARÇO/ DIA DE SÃO JOSÉ) ASSIS VALENTE FAZ CEM ANOS




Ostentando esse título, a postagem de hoje - 19 de março de 2011 - é avant premier daquela que terão início, amanhã, domingo, sobre o compositor (Música Popular Brasileira), protético e desenhista baiano JOSÉ DE  ASSIS VALENTE (mais conhecido como ASSIS VALENTE), Nascido em Salvador em capital do estado da Bahia (Brasil) em 19 de março de 1911. Faleceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1958.

A série de  postagens terá como título ASSIS VALENTE E OS AMORES URBANOS.

Depois dela teremos, ato contínuo, outra série:   CHICO BUARQUE E OS AMORES URBANOS.

JOSÉ DE ASSIS VALENTE  recebeu o nome do santo do dia, São José. Na região  Nordeste  (Brasil), este santo católico, muito querido e cultuado pelo povo, guardião e protetor  da família, tem seu dia em 19 de março; e, se então acontecem chuvas no campo (e na cidade) é o dia de semear milho para que na festa popular consagrada a São João - 23/24 de junho, agricultores possam colher uma boa safra do grão.

Segundo Censo de 2010, Salvador é a principal e maior capital do Nordeste (2.562.963 habitantes), e a terceira do Brasil; perde apenas para São Paulo (11.244.369 habitantes - Censo/ 2010) e Rio de Janeiro (6.323.037 habitantes - Censo/ 2010). Pois é: em Salvador, chove desde ontem (sexta-feira)  para a alegria dos trabalhadores rurais da Bahia - que já estão plantando milho, amendoim  - e para moradores das cidades que já estão sonhando com um São João generoso em grãos, laranja, e raízes como aipim (e com oferta volumosa a preços baixos em feiras e mercados)  ... para o preparo dos pratos típicos da festa: canjica, pamonha, milho e amendoim  cozido no fogão e assado na fogueira. [Em junho, faremos postagens especiais sobre a face urbana das festas juninas no Brasil e em Portugal: Santo Antonio, São João e São Pedro].


Quem no Nordeste não sabe cantar o clássico "São João do Carneirinho" de autoria do cantor e compositor pernambucano (Pernambuco - Brasil) Luiz Gonzaga (?):

Eu plantei meu milho todo no dia de São José
Se me ajuda a providência, vamos ter milho à grané
Vou "coiê" pelos meus "caico"(cálculo)
20 espiga em cada pé
Pelos "caico" (cálculo) eu vou "coiê"(colher) 20
espiga em cada pé
Ai São João, São João do Carneirinho
Você é tão bonzinho
Fale com São José, fale lá com São José
Peça Pra ele me ajudar
Peça pra meu milho dá
20 espiga em cada pé.

Quem, no Brasil, não já cantou debaixo do chuveiro do apartamento ou sob as luzes da ribalta (?) ou não já ouviu (?) ...

Vestiu uma camisa listada e saiu por aí
Em vez de tomar chá com torrada ele bebu parati
Levava um canivete no cinto e um pandeiro na mão
E sorria quando o povo dizia: sossega leão ....

 (...)

Meu moreno fez bobagem
Maltratou meu pobre coração
Aproveitou a minha ausência
E botou mulher sambando no meu barracão .....

ou

Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor
Eu fui à Penha, fui pedir ao Padroeiro para me ajudar ....

ou ainda

Anunciaram e garantiram
Que o mundo ia se acabar
Por causa disso minha gente lá de casa
Começou a rezar ...

ou mesmo a natalina

Anoiteceu
O sino gemeu
A gente ficou
Feliz a rezar
Papai Noel
Vê se você tem
A felicidade
Pra você me dar

Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel
Já faz tempo que pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem.


São os clássicos da MPB (Música Popular Brasileira)  do gênio poético de ASSIS VALENTE: respectivamente,  "Camisa Listada", "Fez Bobagem", "Brasil Pandeiro", "... E o mundo não se acabou" e "Boas Festas".


Um Bom Sábado. Até amanhã, domingo, revivendo Assis Valente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário