domingo, 20 de março de 2011

CRÔNICA DOMINICAL DE 20 DE MARÇO/2011

CRÔNICA DOMINICAL DE 20 DE MARÇO/2011


SE A "SORVETERIA DA RIBEIRA" ESTÁ FAZENDO 90 ANOS, ENTÃO
DOMINGO RIMA COM SORVETE?




A  "SORVETERIA DA RIBEIRA"  está localizada em Salvador (Bahia - Brasil), no bairo da Ribeira. Mais exatamente no Porto dos Tainheiros/Tanheiros. Também chamado nos documentos mais antigos  "Ribeira das Naus"; e nos documentos e recortes de jornais menos antigos (inícios do século XX), "Aeroporto da Ribeira", "Hidroporto".  É que, próximo à sorveteria, ainda está lá o belo prédio onde passageiros esperavam o embarque e desembarcavam de hidroaviões que - claro! - n' água do mar pousavam   ... e barcos com marinheiros experientes tran´sportavam os senhores e as senhoras passageiro(a)s à terra firma no neoclássico salão. E lá já estavam a "SORVETERIA DA RIBEIRA" e seus fregueses a testemunhar o vai-e-vem de barcos, saveiros  escunas ...  e o sobe-e-desde de hiroaviões.



Domingo rima com sorvete?

Nas primeias décadas do século XX, a Ribeira e toda a penísula de Itapagipe au bord de  la mer, costumavam lá veranear  não só os baianos e turistas, mas também franceses e , igualmente endinehirados, e  espanhóis donos de mercearia, armazens e padarias. Naquele rincão da Cidade Baixa de Salvador, existem velhos prédios residencioais que ainda  ostentam a inscrição "Casa de Veraneio"..

 
 
                                                

(paisagens vistas da 'SORVETERIA DA RIBEIRA"; do outro lado da enseada o bairo suburbano de Plataforma)



Veranistas ou não, domingo à tarde era hábito em Salvador famílias se deslocarem (ônibus, bonde, automóveis, trem suburbano) dos mais próximos aos mais distantes e extremos bairros (como Itapuã) para tomar sorvete na  "SORVETERIA DA RIBEIRA". Hoje (2011), mesmo com excelentes sorveterias - talvez (?) não devam muito às congêneres de La Habana (que produzem  o melhor sorvete  de todo o sistema solar) - mesmo assim ainda é hábito tomar sorvete na  "SORVETERIA DA RIBEIRA".

Domingo rima com sorvete?

SIM, em Salvador (Bahia - Brasil) DOMINGO  - à tarde e depois do almoço bem entendido! - rima sim com SORVETE.

Onde você estiver não se esqueça de tomar sorvete hoje à tarde: sorvete comum ou sorvete diet, light ... seja como for.

Bom sorvete neste final de verão e quase início de outuno, no Brasil. Acredite : em todo o Mundo e em todos os idiomas e sotaques  DOMINGO RIMA COM SORVETE.






Nenhum comentário:

Postar um comentário