quarta-feira, 30 de março de 2011

CHICO BUARQUE E OS AMORES URBANOS (8)

CHICO BUARQUE E OS AMORES URBANOS (8)

1 - O MORRO, A FAVELA (II) 



Vicente Deocleciano Moreira


Talvez não haja tanto peso e tanta importância minerar a obra do carioca  Chico Buarque no que ela retrata da relação favela (morro) e cidade ... isso  para as pessoas que, por hábito, apatia, falta de tempo ou de (boa)vontade, não se debruçam sobre a patrimônio  da Velha Guarda da MPB; é do feitio desses velhos/queridos compositores cantar e contar  o morro, a favela ... notadamente do Rio de Janeiro (Brasil) como um locus distante  e divorciado da cidade. Da cidade ... lá embaixo.

"Pivete", "Pelas Tabelas", "Estação Derradeira" e "Morro Dois Irmãos" (ver letras na postagem de ontem, terça-feira) são capazes de representar a estética buarqueana a serviço de uma compreensão sociológica (ou o inverso?) da favela, do morro ...  e suas ligações orgânicas viscerais  mesmo (!) com a cidade do Rio de Janeiro.

(Largo da Carioca - Rio de Janeiro - Brasil)



A expressão "Pivete" é hoje (2011)  termo de bem pouco uso. Desusado mesmo. Arcaico. Talvez quem tenha hoje menos de 20 anos sequer saiba o que significa mas, há quase trinta anos, quando a letra foi escrita, significava ladrão de menor idade (menos de 18 anos de idade). O sujeito lírico de "Pivete" é um pivete   morador da favela ( Morro do Borel, quem sabe [?]).  Mas ele tem vida ativa na cidade ... se ainda insistimos na oposição morro X cidade que fez a delícia da Velha Guarda da MPB. Sinal de trânsito fechado, semáforo fechado (vermelho) ele entra em ação: 1) ora com uma flanela  limpa vidros dos carros, ora vende gomas de mascar (chicletes) ... que são atividades ilegais pois, sendo criança, não lhe é permitido por lei trabalhar, e sim apenas estudar. Mas ...: 2) ora furta,outras vezes  rouba e danifica  automóveis ... atividades também ilícitas, criminosas.




(Morro do Borel)

Ilícitos, ilegalidades e atividades  criminosas ... classificações e rotulagens à parte, o fato é que, Chico Buarque as utiliza para patrocinar, através do enfant terrible,  o abraço físico (afetivo [?]), ecológico, sociológico e as trocas simbólicas entre moro e cidade. Entre o Morro do Borel, por exemplo, e o vizinho bairro  da Tijuca (do qual faz parte) . .. a  cidade enfim.

Na letra "Pelas Tabelas", a palavra FAVELA aparece oito vezes; e não é para fazer rimas fáceis na  opus de um poeta que não faz rimas fáceis.


"Estação Derradeira" nos dá conta da incrível  diversidade de papéis e atores nesse palco et pour cause  dramático, chamado favela. morro; no caso,  o Morro da Mangueira  pai/mãe da Escola de Samba Mangeurira - a minha amada  verde e rosa -, a preferida do coração  dos nossos Chico Buarque ... Cartola, da nossa Beth Carvalho e de mais um supertime mangueirense de fazer inveja.

O AMOR URBANO  de Chico pelo morro, pela favela, é tecido com a delicadeza de um artesão, de uma mulher rendeira nordestina  ou uma bordadeira aplicada. Essa tessitura aparece  nbem diversas letras, mas peço licença para  pedir destaque  ao lírismo - permitam-me - geológico de  "Morro Dois Irmãos":


(Morro Dois Irmãos, "montanha em movimento")

Dois Irmãos, quando vai alta a madrugada
E a teus pés vão-se encostar os intrumentos
Aprendi a respeitar tua prumada
E desconfiar do teu silêncio
Penso ouvir a pulsação atravessada
Do que foi e o que será noutra existência
É assim como se a rocha dilatada
Fosse uma concentração de tempos
É assim como se o ritmo do nada
Fosse, sim, todos os ritmos por dentro
Ou, então, como um música parada
Sobre uma montanha em movimento



Dizer  mais  o quê ... senão ATÉ AMANHÃ ... com mais Chico Buarque de Hollanda









Nenhum comentário:

Postar um comentário