domingo, 27 de março de 2011

CRÔNICA DOMINICAL DE 27 DE MARÇO/2011

CRÔNICA DOMINICAL DE 27 DE MARÇO/2011

Vicente Deocleciano Moreira

'Stamos no último domingo de março em todo o Mundo, e o primeiro da Primavera européia. Hoje, em Londres, surpreendentememte o sol brilhou e o céu se pintou de azul; oxalá seja esse dia londrino a promessa de um Inverno ameno e menos frio e menos neve. Londrinos de todos os países sairam às ruas, aos parques para rever a calma, a fleuma e o verde dominicais.Cá com meus botões ante toda esse cenário, pus-me a pensar que o domingo realmente foi feito para o ser humano (e não ao contrário) e se nos albores mitológicos do Judaismo e do Cristianismo que tratam da criação do Universo se Deus teria começado a trabalhar sua criação ou dela descansar no domingo.

Não tardei a 'concluir' que - apesar do sol londrino de hoje - talvez domingo seja um belo dia pra ficar em casa: almoçar em casa, pedir/ fazer/ almoço ... Estou seguro de que já falei disso em crônicas anteriores mas, sosseguem, não vou me repetir ... tanto.

Vamos lá. O espírito do domingo existe; acredito nisso; tanto que um feriado pode até nos enganar se fazendo passar por domingo. Mas esse tropeço é logo corrigido por alguém ou por nós mesmos. Isso pode até não provar a existência do espírito de domingo, mas o transforma num dia que nos remete - ou deveria nos remeter - de cabeça para o fundo de nós mesmos; um fundo tão fundo que - pedindo o socorro 'salva-vidas' do cantor e compositor brasileiro Djavan - diríamos: "se bebêssemos o mar não encheria o que temos de fundo". O domingo é (ou teria que ser) uma "quebra", "pane", um "defeito"  ... na mola tensa do cotidiano dos demais dias da semana.

Psicólogos estão preocupados com o avanço dos Transtornos de Ansiedade, principalmente nos nervosos e estressantes e grandes centros urbanos: Fobia Específica (medo de dirigir, de viajar de avião ...); Transtorno de Pânico (medo da morte, receio de ataque de pânico ...): Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social (medo do julgamento de outras pessoas, comer em público ...); Trastorno de Ansiedade Generalizada (TAG) (excesso de preocupação, insônia, tensão muscular ...); Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) (obsessões, excesso de lavagem de mãos, medo excessivo  de contaminação, medo paralisante de ter a casa roubada ...) ....

Bem que domingo poderíamos nesse mergulho de cabeça no que temos de mais fundo, procuirarmos "um bom lugar pra ler um livro" (Djavan novamente), para avaliarmos a nós mesmos ao longo da semana que passou e as nossa reações .... nossos níveis de estresse e de ansiedade. Domingo pode ser um bom dia para isso. Não raras vezes, esperar horas na fila de um restaurante, enfrentar engarrafamemntos inusitados para um domingo, filas de cinema, de parques de 'diversões', de shopping centers podem não quebrar e até aprofundar e ampliar o estresse e a ansiedade de toda a semana.

Sábado pode ser um bom dia para preparar um domingo just like this.


Um comentário:

  1. Vicente.... o texto, as idéias, o espírito, só podiam ser vc mesmo! Em Londres? Terá o Brasil ficado menos criativo, menos inteligente sem vc aqui? Nãoooooo. Vc continua aqui, sua sensibilidade e suas ideías na tela do meu computador através desse blog. Grande beijo, professor!

    ResponderExcluir