quarta-feira, 23 de março de 2011

CHICO BUARQUE E OS AMORES URBANOS (1)

CHICO BUARQUE E OS AMORES URBANOS (1)

"O MEU GURI"/CHICO BUARQUE   FAZ  30 ANOS (1981 - 2011)


O MEU GURI

Chico Buarque

Quando, seu moço
Nasceu meu rebento
Não era o momento
Dele rebentar

Já foi nascendo
Com cara de fome
E eu não tinha nem nome
Prá lhe dar

Como fui levando
Não sei lhe explicar

Fui assim levando
Ele a me levar

E na sua meninice
Ele um dia me disse
Que chegava lá

Olha aí! Olha aí!
Olha aí!
Ai o meu guri, olha aí!
Olha aí!
É o meu guri e ele chega!


Chega suado
E veloz do batente
Traz sempre um presente
Prá me encabular


Tanta corrente de ouro
Seu moço!
Que haja pescoço
Prá enfiar
Me trouxe uma bolsa
Já com tudo dentro
Chave, caderneta
Terço e patuá


Um lenço e uma penca
De documentos
Prá finalmente
Eu me identificar
Olha aí!
Olha aí!
Ai o meu guri, olha aí!
Olha aí!
É o meu guri e ele chega!


Chega no morro
Com carregamento
Pulseira, cimento
Relógio, pneu, gravador


Rezo até ele chegar
Cá no alto
Essa onda de assaltos
Tá um horror
Eu consolo ele
Ele me consola


Boto ele no colo
Prá ele me ninar
De repente acordo
Olho pro lado
E o danado já foi trabalhar


Olha aí!
Olha aí!
Ai o meu guri, olha aí!
Olha aí!
É o meu guri e ele chega!


Chega estampado
Manchete, retrato
Com venda nos olhos
Legenda e as iniciais
Eu não entendo essa gente
Seu moço!
Fazendo alvoroço demais


O guri no mato
Acho que tá rindo
Acho que tá lindo
De papo pro ar
Desde o começo eu não disse
Seu moço!
Ele disse que chegava lá
Olha aí! Olha aí!
Olha aí!

Ai o meu guri, olha aí
Olha aí!
E o meu guri!...



Vicente Deocleciano Moreira
Blog http://www.viverascidades.blogspot.com/

Iniciamos as postagens da série CHICO BUARQUE E OS AMORES URBANOS  com a letra "O Meu Guri"; que fala de um tipo de amor, o amor materno - no caso, mais vísível que um (remoto) amor paterno, até porque o pai, como sujeito clássico da função paterna, é nada mais que uma grande ausência.

Penso em fazer seguidas postagens desde "O Meu Guri". Nesta primeira vo apresentar 25 dos 50 comentários avulsos e gerais  acerca da letra extraídos da fonte Análise de Letras de Músicas no Facebook:



COMENTÁRIOS 25/50

1.     acho uma letra bonita…
fala que o menino nasceu na hora errada
com cara de fome etc
e quem nem tia nome pra lhe dar
mas ja parecia fala que o guri nao fazia a coisa certa
roubava
Comentário by Kaely — 22 de março de 2011
2.     Essa ta no meu TCC.
Com venda nos olhos
Legenda e as iniciais…
Gênio…
Comentário by Cezar Henrique — 22 de março de 2011
3.     nossa essa letra é d + gostei muito dela copiei eu vou tirar um 10 nessa avaliação de portugues Chico Boarke é um poeta muito bom
Comentário by juliana — 12 de março de 2011
4.     Uma letra muito bonita. Acho algumas partes da letra bem interessante:
“quando seu moço, nasceu meu rebanho, nao era o momento, dele rebentar”
Nesse trecho podemos observar uma gravidez indesejada que na sua maioria das vezes trz conflitos para a familia.
“Já foi nascendo, com cara de fome, e eu nao tinha nem nome, pra lhe dar”
Esse trecho tem como foco os jovens marginalizados do centros urbanos.
“Chega no morro, com carregamento, pulseira,cimento,relógio, pneu, gravador”
Esse trecho aborda a questão do roubo,que por mais absurdo que seja dizer, já estar virando moda aontecer.
Observem que é um texto antigo,e mesmo depois de tanto tempo o que ele nos passa continua deflagrando uma realidade.Mas tambem pudera, chico Buarque é chico Buarque.
Comentário by thais — 10 de março de 2011
5.     Realmente a letra da musica é muito bonita, e ela retrata a realidade de muitas familias hoje em dia, que sofre devido a limites imposta, na verdade mostra as consequencias da deigualdade social.
Comentário by leandra — 10 de março de 2011
6.     A canção mostra o despreparo da mãe, ainda criança, com um rebento que não foi programado, como ter pelo menos um nome para lhe dar? O tema traz a inocência de uma mãe que na verdade é pouco mais velha que o filho. Só que o filho saiu para resolver os “problemas” da família. É um retrato de uma grande parte das nossas crianças. Uma música tão triste quanto a realidade.
Comentário by Ernani Maller — 21 de fevereiro de 2011
7.     esta ingenuidade da mae nao existe mais, agora quase todos os lares tem televisao, temos a internet, temos o celular, agora qualquer criança sabe que se apanhar dos pais pode reclamar com o conselho tutelar que nao existia em 82. Temos ainda maes que deixam seus filho dominar a casa, filhos e filhas menores saem e chegam a hora que quer sem precisar dizer onde foi ou com quem. já ví criança batendo forte na cara da mãe e a mãe fazia inumeras ameaças e apanhava de novo e fazia ameaças durante todo o tempo que estavam no mercado, por que a mãe nao tinha dinheiro pra comprar o que a criança de 5 anos queria. Já ví tambem criança que fora apanhado para ser criado por madrinha, pois os pais ja haviam morrido, e eram tratada como escravo, se mijasse na cama era exposta na rua, com o short na cabeça para que todo mundo que a visse zombasse ou rezasse. No brasil temos muitas historias que poderiam ser trasformadas em música ou peças teatrais na categoria de “baseado e fatos reais”.
Comentário by claudio bernardo — 19 de fevereiro de 2011
8.     desculpa pelos ultimos comentarios
Comentário by kamille — 15 de fevereiro de 2011
9.     avida é dura
Comentário by kamille — 15 de fevereiro de 2011
10.   eu sei q a vida é dura
Comentário by kamille — 15 de fevereiro de 2011
11.   eu sei que essa letra é linda pois conta a realidade da desigualdade brasileira mostrando os excluidos e dizendo que a mae nao tinha outra soluçao se nao aceitar os roubos q o filho faz para sustentar-los
Comentário by kamille — 15 de fevereiro de 2011
12.   De tudo o que foi publicado, podemos resumir e enfatizar o que um dos colegas anunciou, a letra não faz distinçao de mãe e filho , mas sim de uma sociedade injusta e uma politica hipocrita que ao invés de lutar pelos menos favorecidos, buscam seus proprios interesses . E se uma gama da sociedade inteligente e instruida não quer ver e tão pouco contestar sobre os politicos do país , porque uma mae como a protagonista da musica seria capaz de fazer contra seu proprio filho?
Os direitos humanos não são aplicados na integra e quando será? Pois essa cançao é de 1981 e em tudo se vive o que se canta do meu guri .
Comentário by Queli — 8 de fevereiro de 2011
13.   É interessante perceber como podemos ler de várias maneiras e em épocas diferentes o mesmo texto. Nós leitores e ledores fazemos reflexões da letra em nossas realidades.Lendo ora mãe e filho como vítimas sociais,ora mãe que esconde a realidade e o guri que é menor infrator. Resumindo, ver as interpretações cheias de inferências (paticulares) na análise do hipertexto aqui colocado.
Comentário by vinicius gonçalves rodrigues — 27 de janeiro de 2011
14.   O interessante de tudo é que o protagonista dessa letra tão lindo realmente existiu por volta do início da década de 80 promovia alguns assaltos pelo subúrbio do Rio, mas chegando no final dessa mesma década o guri veio e falecer.Depois dessa notícia fiquei meio impressionado, e tive que admitir pela milésima vez que a letra dessa música é do c…
Comentário by Nanderson — 18 de janeiro de 2011
15.   A musica faz referencia a exclusão social e o mais interessanete que os protagonistas não são colocados como vilões, pois é assim q a maioria da população vê as pessoas excluidas socialmente. As fala da mãe, mostra a inocência com qeue ela conta a sua historia e a do seu filho, q vê no roubo uma saida para sobreviver.
Comentário by erica — 26 de dezembro de 2010
16.   obrigado vcs me ajudaram marcus
Comentário by guri — 2 de dezembro de 2010
17.   yasmin arraes
Comentário by fica evidente que quando o governo não se coloca presente com políticas para erradicar acontecimentos como de uma mãe ver seu filho com fome logo ao nascer, de na musica "brasis" a população pedindo que o governo faça sua parte em relação a saúde — 28 de novembro de 2010
18.   Gente, estou incorformada com a prova da 1ª fase da UEPA (parte de português). Caiu um trecho desta lindíssima música do Chico… o trecho era: “Quando, seu moço, nasceu meu rebento. Não era o momento dele rebentar. Já foi nascendo com cara de fome. E eu não tinha nem nome para lhe dar…”, daí a mesma pediu que marcássemos a alternativa que expressasse melhor este trecho do texto, fazendo analogia com um outro trecho de música: “Pede paz, saúde, trabalho e dinheiro. Pede pelas crianças do país inteiro. Lararará!…”. Então, a resposta supostamente correta é a ausência de políticas públicas. Como assim, a música de Chico retrata a desigualdade social??! ESTOU INCONFORMADA!!!
Comentário by Stéfany Martins — 28 de novembro de 2010
19.   O presente poema trata claramente da discriminação social que infelizmente é muito comum. A realidade destas pessoas são impostas a ela pelo fato de viverem à margem da sociedade. O que são direitos quando se está alienado????
Comentário by Henrique Cassalho — 1 de novembro de 2010
20.   A situação retratada na música é sim de pura exclusão social e suas as drásticas consequencias.
Essa mãe, sem muitas escolhas, acaba por escolhe ver sua “realidade” assim; e como toda mãe, ela tb sonha com o melhor pro seu rebento.
“Eu não disse que ele chagava lá…” a foto estampada no jornal como se fosse celebridade é uma forma de reconhecer isso.
Comentário by Celi Scaramelli de Lima — 16 de outubro de 2010
21.   acho que o foco principal da música é justamente a posição da mãe ante os atos do filho. ela sabe que o filho é bandido e que aqueles objetos são roubados e fica calada porque é cômodo pra ela?! ou será que ela é ingênua mesmo?!
Comentário by Leo — 8 de outubro de 2010
22.   a bolsa ja com tudo dentro seria uma bolsa roubada.a mae de tao inocente que acha que o documento dentro desta bolsa pode ser usado pra sua identificaçao.
Comentário by jeanyne — 29 de agosto de 2010
23.   Olha linda música que relata perfeitamente uma situação de exclusão social tão comum ainda no Brasil de hoje tantos anos após a composição desta música, tanto mãe como o filho são vitimas deste sistema social excludente, uma jovem despreparada que engravida, provavelmente, mãe solteira(Quando, seu moço
Nasceu meu rebento
Não era o momento
Dele rebentar…), sem experiência vai cuidando do filho sem saber direito o que tava fazendo (Como fui levando
Não sei lhe explicar…), o ciclo vai ficando vicioso ela nem sabia ser mãe não estava nos dados oficiais(me identificar), socialmente não existe, assim como a mãe nunca foi mãe por que não sabia como ser o filho nunca foi criança desde cedo teve que aprender a se virar ( eu o consolo, ele me consola, boto ele no colo pra ele poder ME NINAR/ SER MENINO, ja que a vida o negou isto), a infância roubada, não sei até que ponto a mãe não sabe da atividade do filho, eu acredito que é mais comodo pra ela fingir que não sabe, porque também o que ela podia oferecer a ele de diferente, nem nome ela podia oferecer, a fama desejada, o vencer na vida chega nas páginas de um jornal, menor morto(de papo pro ar) no mato, mas ele está lindo, pois descansou desta vida difícil e violenta, a notícia chega a mãe pelo jornal trazido por um policial ou autoridade “seu moço”
Comentário by Randerson — 9 de agosto de 2010
24.   A letra além de estar pautada no amor incondicional da mãe,que prefere enxergar o filho, mesmo que esse seja um bandido, como seu Guri,seu filhinho,(talvez ela não soubesse mesmo que seu filho era bandido, ou então estava pintando ele de forma melhor pro “seu moço” da letra)
ainda aponta pra um desfecho onde parece que no fim da letra a mãe foge da realidade e prefere não acreditar que seu filho morreu(isso pq a dor é muito grande e não pq ela é pobre e sem estudos) distorcendo os fatos,fantasiando algo que lhe desse mais conforto num momento tão difícil.Talvez, depois de algum tempo, passado o trauma, ela caísse na realidade novamente.
Comentário by carlos ferreira viana — 4 de agosto de 2010
25.   Esplêndido!
A forma como Chico retrata o sentimento de orgulho da mãe é linda.
Comentário by Ildo — 12 de julho de 2010
    























Nenhum comentário:

Postar um comentário