quarta-feira, 23 de março de 2011

CAIXA 150 ANOS - MARIA DEL CARMEN

Caixa 150 anos
Por Maria del Carmen, deputada estadual

A Caixa foi criada em janeiro de 1861, com o propósito de ser o banco dos pobres, servindo, inclusive, para que os escravos pudessem guardar seu dinheiro para comprar sua liberdade. Nos últimos 150 anos tem servido aos cidadãos brasileiros, sempre com o objetivo de realizar sonhos. No governo de FHC passou por um processo de privatização, com fechamento de agências. Mas, no governo Lula, recebeu a missão de se tornar o braço operacional dos programas sociais. A Caixa não só se recuperou, como se superou. Em 2003, quando Lula assumiu a Presidência, a Caixa investia R$ 5 bi em crédito imobiliário. Hoje esse montante ultrapassa os R$ 70 bi. O programa Minha Casa, Minha Vida, coordenado pela Presidenta Dilma Roussef,  é o maior programa de  habitação de interesse social do país, com a contratação de mais de 1 milhão de habitações. O subsídio público proporciona àqueles que nunca seriam aprovados em financiamento, por causa da baixa  renda, a oportunidade de conquistar uma moradia digna, com prioridade de registro para a mulher chefe de família Mas não é só o sonho da casa própria que a Caixa ajuda a realizar. Programas de melhorias urbanas, com ações em saneamento ambiental, mobilidade, infraestrutura turística e aqueles relacionados à Copa de 2014, passam pela Caixa. A atuação do banco social se amplia com o pagamento de benefícios, como o Bolsa Família, um dos maiores programas de distribuição de renda do mundo. Sem falar no FGTS, do qual a Caixa é gestora. A Caixa é o único banco efetivamente do povo, não tem ações na Bolsa de Valores e todo dinheiro é dos brasileiros.
Hoje tem escritórios fora do Brasil, no Japão, nos EUA e na Venezuela. A expertise acumulada na resolução de problemas em áreas de ocupações espontâneas, como favelas, está sendo exportada para alguns países da África, como Moçambique e o programa Minha Casa, Minha Vida eé modelo para resolver problemas de moradia em diversos países.
E pela primeira vez em 150 anos, a Caixa é presidida por uma mulher nordestina, a pernambucana Maria Fernanda Coelho, tendo ainda um baiano como vice-presidente de Governo, Jorge Hereda, que junto a uma equipe de mais de 85.000 funcionários atuam de forma decisiva nos programas sociais e de desenvolvimento. A Caixa está de parabéns por todo avanço conquistado nesses 150 anos em favor do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário