segunda-feira, 28 de março de 2011

EDINGTON - SALVADOR JUSTA E SUSTENTÁVEL

SALVADOR JUSTA E SUSTENTÁVEL

Isaac Edington
Diretor Presidente do Instituto EcoD, criador e publisher do Portal Ecodesenvolvimento

[Artigo puiblicado no jornal A Tarde. Salvador (Bahia - Brasil), 27 de março de 2011, p.A2]

O que é uma cidade ? O termo "cidade" é geralmente utilizado para designar uma dada entidade político-administrativa urbanizada. Mas, o que é a cidade para você? Cada um de nós, tem um desejo do que seria uma cidade boa para se viver. 

O educador colombiano Bernardo Toro, cunhou uma expressão quase poética para o que seria uma cidade: “ um imaginário convocante, sedutor, que inclua os sonhos, objetivos e necessidades...” Para Toro, uma comunidade de fato se estabelece quando qualquer grupo humano se revela capaz de compartilhar um entendimento comum acerca de um determinado aspecto da realidade, de posicionar-se em relação a ele de forma coesa, com pessoas, grupos e instituições unidos por crenças, valores e sentimentos comuns e, finalmente, atuar frente às situações concretas de modo convergente e complementar, mantendo constância de propósito ao longo do tempo.

Bom, não vou falar da realidade da nossa cidade. Todos nós sabemos e sentimos. Mas a realidade é: fazemos muito pouco para mudá-la. Então, como começar a fazer essa mudança? Como por exemplo, construir uma articulação política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda composta por um conjunto de metas destinadas a promoção da qualidade de vida das cidades?

Na busca dessas respostas, comuns à grande maioria das cidades latino-americanas, surge no Brasil o movimento por Cidades Justas e Sustentáveis que se organiza em forma de Rede, e já reúne cidades com São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife entre outras, que seguem o exemplo bem-sucedido de Bogotá com o movimento Bogotá Como Vamos, que, há mais de uma década, vem transformando e melhorando as condições de vida da população da capital colombiana.

Nas cidades brasileiras, a rede é formada por organizações sociais apartidárias e inter-religiosas apoiadas por lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil, empresários, além de cidadãos interessados em mudar o panorama atual dos centros urbanos. O principal objetivo é comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos, justos e que contribuam para o verdadeiro desenvolvimento sustentável. Cada movimento em suas respectivas cidades, promove atividades, articula ações e monitoram o poder público para alcançarem a eficácia e transparência das políticas públicas. Na cidade de Salvador, surge o mais novo membro da rede, o Movimento Nossa Salvador, que contará com três frentes de trabalho: programa de indicadores sociais, acompanhamento da gestão pública e educação para a cidadania.
A partir destas frentes estão sendo formados grupos de trabalho (GTs) com eixos temáticos prioritários: educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, mobilidade urbana, juventude, trabalho e renda entre outros.  Os GTs são constituídos por representantes de entidades e cidadãos e cumprem uma agenda decidida coletivamente. Os grupos têm autonomia para planejar as ações sob a perspectiva de cada área temática e se reúnem periodicamente. O Movimento irá selecionar, sistematizar e divulgar, os principais indicadores de qualidade de vida da cidade, permitindo o acompanhamento de toda a sociedade, abrindo espaço para o debate e monitoramento sistemático da gestão pública. No lançamento do movimento no próximo dia 28 de março, véspera do aniversário da cidade de Salvador, será divulgada uma pesquisa com 61 indicadores sociais em áreas como educação, saúde, segurança e meio ambiente, para apresentar aos soteropolitanos uma fotografia da situação em que se encontra a cidade.
Assim, busca encorajar uma atitude construtiva de todos na vida da cidade: governo, empresas, institutos, organizações civis e cidadãos. O objetivo do Movimento é que a atenção colocada sobre os indicadores sociais, uma vez amplamente divulgados, potencializem o interesse de todos para o encontro de soluções, no sentido de: tornar Salvador um cidade justa e sustentável para todos. Talvez esse seja o imaginário convocante a ser perseguido por todos os  cidadãos da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário