sábado, 9 de outubro de 2010

O ALABAMA, um jornal crítico e chistoso (8 )

O ALABAMA, um jornal crítico e chistoso (8)

#####

Nota do Blog

Atendendo a pedidos, adiaremos para amanhã, domingo, a última postagem desta série (O ALABAMA ...), quando estaremos publicando notícias do jornal sob o título de CATÓLICOS - CATOLICISMO.

Boa leitura,

Vicente



#####


CANDOMBLÉ

CHAMADO DE ATTENÇÃO PARA UM CANDOMBLÉ

Salvador, 15 nov 1864, p. 1

- Ao Sr. sbdelegado da Sé chamando a attenção de S.S. para um candomblé que há no Maciel de Baixo n'uma das lojas do sobrado do Sr. Paranhos, do qual Candomblé é papae: um preto de nome jebú o qual inculca-se por grande mestyre de deitar e tirar diabos, dar ventura, curar feitiço; para o que reune alli aos domingos grande número de pessoas de toda qualidade.

###


Salvador, 30 nov. 1867, p. 1

Offício ao Illmo. Sr. subdelegado da Sé, participando-lhe que hoje sabado ha grande serviço e matança no ZANGÚ de mamãe Miquelina, nos fundos do Sr. Coronel Silva Reis, ao Maciel de Baixo, fazendo o cerimonial as sacerdotisas Lydia, Maria Augusta, Melânia, Cecília e Escolástica, pelo que espera-se que S.S. mande também para alli uns seis agentes policiais a apreciarem aquella funçonata.


###


FUNERAL

Salvador, 12 mar. 1869, p. 2

Como se chama esta terra.
Cidade de S. Salvador, Bahia de Todos os Santos. Dir-se-hia pelos habitos e costumes, que estamos na costa de Africa. Morre uma mulher no Beco do Açouguinho, nascida neste torrão, educada nos preceitos da religião christam, ctholioca apostolica rom,anma e os suffragios que lhe fazem o septimo dia, é uma infernal assuada de tabaques e vozerias accompanhadas de danças extravagantes, é tudo quanto a suprtição e ignorancia pode inventar.

Mas o capitão Braga foi à porta dizer que tocassem mais baixinho ! ... que tocassem mais baixinho ... isso parece um escarnio.

E amanhan vão ver aquella corja de mulheres, pardas e creouylas, nascidas no paiz baptisadas e confessadas, professando a religião de Cgristo, que agora se entregam a tão repulsivas e desordenadas praticas, em um templo com hypocrita devoção a baterem nos peitos! Entretanto a egreja catholica tão cheia de preconceitos que lança anthemas a torto e a direito, até por opiniões politicas que não consente que um protestante tenha sepultura em logar sagrado, que leva a entolerância ao ponto de se oppor, por meios das irmans de charidade, a que se guardasse no deposito do hospital o corpo de um moço suisso, que se suicidou no Rio de Janeiro, até o dia seguinte não tem força para stygmatisar tão hediondo abuso!

E o Sr. arcebispo que proflege o spiritismo, cujas práticas, ao menos, não são tão cancoras, tolera aquella imoralidade! e a policia permite tão repugnante escandalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário