domingo, 17 de outubro de 2010

CRÔNICA ... "ATLETAS DOMINICAIS"

CRÔNICA DOMINICAL DE 17 DE OUTUBRO/2010


ATLETAS DOMINICAIS


Vicente D. Moreira
vicentedeocleciano@yahoo.com.br


Realmente, se há um dia na semana que prima pelo espírito de democracia e de diversidade de atitudes e condutas (e de respeito por elas) ... este dia é hoje: DOMINGO.

Significando literalmente "DIA DO SENHOR" ao menos no dois universos culturais, o judaico e o cristão, tanto religioso como econômico, DOMINGO - até por força da literalidade dessas tradições - e até dependendo da fé de cada pessoa - pode ser tanto dia de descanso (quando Deus teria descansado de sua exaustiva tarefa de criar o Mundo) como de trabalho (quando Deus teria dito "Faça-se a Luz!"/ "Fiat Lux"!) e começado a árdua missão de construir o Mundo.

*******

[Não gosto de ler, ouvir, e não uso a expressão JUDAICO-CRISTÃO. Um judeu bem informado não tolera, não pode aceitar essa hifenização, essa falsa igualitariedade. Um cristão bem informado não tolera, não pode aceitar essa hifenização, essa falsa igualitariedade. Leiam o Torá, leiam a Bíblia ... e verão que tenho alguma razão nisto]

*******

*******


Voltando. Lembra-te primata humano (!), que ao pé da letra pode matar, e ao pé do espírito pode vivificar!", DOMINGO é democrático e liberal como ninguém; nem sei se toda pessoa chamada Domingos ou Domingas é assim tão democrático, tão liberal, tão respeitador(a) da opinião diferente da sua.

Há pessoas que praticam atividades físicas (caminhada, por exemplo) todos os dias, mas no DOMINGO ... descanso ... 'pernas pro ar que ninguém é de ferro!' No outro lado da rua ... os atletas dominicais: caminhantes, jogadores de futebol (o famoso 'baba'), de voleibol, de 'halterocopismo' - ou seja, o esporte e a difícil arte de levantar copos de cerveja, de bebidas alcoólicas outras. Alí adiante, os incansáveis andarilhos de todos os dias ... DOMINGO a DOMINGO.

Sem entrar no óbvio ululante (de Nelson Rodrigues) em que entraríamos se nos puséssemos a defender/discutír sobre a importância da atividade física para a saúde, eu diria que praticar caminhada todos os dias é uma forma de render homenagem diária aos nossos ancestrais humanos que - com a invenção do DOMINGO ainda em fase de acabamento - andavam todos os dias.

Reconheço que tentar convencer-nos a nós mesmos que devemos andar todos os dias (DOMINGO a DOMINGO) em honra e respeito a esses ancestrais talvez não se constitua numa boa motivação para nos sacudir a poderosa tendência física, química e psíquica ao sedentarismo (de DOMINGO a DOMINGO). Assim reconhecendo, devo me curvar ao discurso poderoso da saúde e do bem-estar físico, químico e psíquico.

Vinte anos atrás o médico norteamericano Dr. Kenneth Cooper estava fazendo uma palestra, nos Estados Unidos, quando alguém da platéia - capturado e vencido pela própria ansiedade - lhe fez a seguinte pergunta: "Dr. Cooper, temos mesmo que andar, caminhar, TODOS OS DIAS?". O médico respobdeu: "Claro que sim. Não comemos e dormimos TODOS OS DIAS?

Hoje (último trimestre de 2010) sequer lembramos (caminhando, malhando, ou não!) que há 20 anos (1990) o médico norteamericano Dr. Kenneth Cooper alertava os Estados Unidos e o Mundo para a urgência de caminhar, praticar exercícios físicos com dieta equilibrada - diante dos números preocupantes, já na época, das doenças cardiovasculares naquela potência econômica.

Em 1990, todos falávamos em "fazer cooper" homenageando assim e de algum modo o Dr. Cooper. Se hoje, 20 anos depois Homo Sapiens - que nos autodenominamos -dizemos "caminhar", "malhar", esquecendo o Dr. Cooper ... é pedir demais que façamos homenagens aos nossos andarilhos ancestrais humanos.

***

Bom DOMINGO, boa e saudável caminhada, bom e saudável "cooper" ... sempre antes das 10h e sempre depois das 16h.

Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário