sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FACHADAS DE SALVADOR – O BAIRRO DO COMÉRCIO VISTO ATRAVÉS DE UMA LEITURA FOTOGRÁFICA

www.luagoes.blogspot.com

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO


FACHADAS DE SALVADOR – O BAIRRO DO COMÉRCIO VISTO ATRAVÉS DE UMA LEITURA FOTOGRÁFICA

As ruas de Salvador são um livro de história a céu aberto. É esta enorme influência que a artista plástica Luah Góes mostra numa série de imagens oriundas de um extenso estudo sobre a arquitetura, história e simbologia existentes nas fachadas de edificações localizadas no bairro do Comércio.


Nas suas 35 imagens ela secciona dois edifícios em estilo eclético, analisando cada elemento enquanto símbolo, descobrindo mensagens subliminares existentes em cada elemento, e que agrupados, levam ainda hoje á comunidade baiana uma mensagem de imponência mesmo estando com sinais nítidos de abandono. As formas imponentes existentes nestas fachadas são um motivo a mais para pensar na preservação destas edificações, não apenas na comercialização delas através dos anos.


O processo fotográfico pelo qual passaram as imagens é uma curiosidade á parte. Um processo de transferência utilizando luz ultravioleta, utilizado no seculo XVIII, a cianotipia, dá uma coloração azul. Já a variação da técnica, o Van Dyke, origina imagens em tons de marrom. Ambas serão utilizadas a fim de mostrar ao público imagens cheias de luz, curiosas, e que realmente, precisam de uma certa paciência e dedicação para serem vistas como realmente são.


Acontecerá no Museu de Arte Sacra da UFBA entre 19 e 29 de Outubro de 2010.



LOCAL: Museu de Arte Sacra da UFBA – Rua do Sodré, S/N – Centro Salvador/Bahia

Vernissage: 19 de Outubro ás 18:00

Visitação 20 á 29 de Outubro de 2010 de 12:00 ás 17:00 hrs



“ PSS! FAVOR TRAZER 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL PARA DOAÇÃO À CASA DA CRIANÇA COM CÂNCER”

Fonte : E-mail de Lucina Goes.

http://diegocardosoarte.blogspot.com
http://www.artmajeur.com/celsocunha/
www.salvadorupdate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário