domingo, 24 de outubro de 2010

CRÔNICA : QUANDO COMEÇA E TERMINA O DOMINGO?

CRÔNICA DOMINICAL: QUANDO COMEÇA E TERMINA O DOMINGO?

Crônica Dominical de 24 de outubro/2010

Vicente Deocleciano Moteira



Afinal, quando começa e quando se finda, efetivamente, o dia de domingo?

O sábado começa na fração de segundo após a meia noite ... hora liminar entre a sexta e o sábado; e então, sempre está no sábado quem está na festa, nos bares, depois desse fragmento temporal pós meia noite ... entre a sexta e o sábado.

E o domingo? Quem quem está na festa, nos bares, depois do fragmento temporal pós meia noite ... entre sábado e domingo ... nunca está no domingo, e sim na extensão (extensão artificial? - tudo bem!) do sábado.

Domingo é o único dia da semana que não começa após a meia noite. Faz parte do ser do Domingo que ele comece quando o primeiro raio de sol começa a iluminar a Terra, em qualquer parte desse planeta em que se está domingando. Mesmo para quem - na festa, nos bares, insone ou diante da TV - atravessou a fronteira sexta/sábado
o Domingo só acontecerá mesmo ao alvorecer desse belo dia.

É um dia tão especial, o Domingo, que é o unico que não começa no pós meia noite do dia anterior, porém ele paga um preço muito alto por isso: o de não ter noite, porque ele termina às 18 horas. Domingo à noite não existe; quando as sombras da noite cobrem algum pedaço do planeta já não mais há domingo. E sim, um ensaio, uma prévia, da manhã de segunda-feira.

Bom Domingo e, desde já, boa segunda-feira.

Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário