segunda-feira, 11 de outubro de 2010

GENOCÍDIO E RESISTÊNCIA DOS ÍNDIOS /"Caros Amigos" - Especial

Caros, chega às bancas de todo o país esta semana uma edição muito especial da revista Caros Amigos, totalmente dedicada à questão indígena no país, hoje. Pedimos ajuda na divulgação!!

Trata-se de uma iniciativa editorial que nos tomou mais de seis meses para viabilizar e que procura destacar, sobretudo, situações conflituosas que estão pipocando por todo o país (particularmente, a questão guarani-kaiowá, a situação dos Tupinambá e o caso de Belo Monte, entre outras).


Junto com Joana Moncau, atuei como organizador do material. Reunimos colaborações de diversos jornalistas que atuam em espaços como o jornal Brasil de Fato, o site Desinformemonos.org e a ONG Repórter Brasil, além da própria Caros Amigos. Também há entrevistas com Manuela Carneiro da Cunha e Marcio Meira, e artigos de diversos expoentes do movimento indígena, como Joenia Wapichana, Tonico Benites e Jurandir Xavante. É material que esperamos que possa servir de referência.


att

Spensy Pimentel

Prezados (as),

Saudações.

Todos os dias, de norte a sul e de leste a oeste, deparamos com as mais variadas violências praticadas contra os povos originários do Brasil. Estradas cortam as reservas e promovem a invasão bárbara com todos os tipos de aventureiros. Hidrelétricas inundam as terras e matam o sustento natural. O desenvolvimentismo a qualquer preço cuida do econômico e não se importa com o humano. O agronegócio grila as terras indígenas e mantém a posse com jagunços e a conivência das autoridades. O quadro geral é de genocídio e de resistência. Os povos indígenas do Brasil tentam sobreviver diante de tanta adversidade; tentam resgatar a dignidade diante de inimigos poderosos. O seu presente está ameaçado.

Com a Edição Especial GENOCÍDIO E RESISTÊNCIA DOS ÍNDIOS DO BRASIL, a revista Caros Amigos procura mostrar um pouco dessa tragédia histórica, persistente, desumana, movida pela ganância típica dos que colocam sua sede de lucro e seu interesse particular acima das pessoas e dos bens coletivos. Entendemos que a melhor contribuição que podemos dar ao povo brasileiro, no momento, é contar um pouco dessa história, mostrar o que acontece na vida real, fazer o jornalismo sério, independente, crítico e ético - que não se deixa enganar pelo discurso das elites dominantes.

Leia Caros Amigos. Divulgue essa Edição Especial. Tome posição do lado dos povos indígenas.

Queremos agradecer a todos – jornalistas, pesquisadores e lideranças indígenas – que contribuiram para a produção dessa Edição Especial, entre tantos, Joana Moncau, Spensy Pimentel, Rosa Gauditano, Verena Glass, Tonico Benites, Juradir Xavante, Christiane Peres, Bianca Pyl, Juliana Cezar Nunes, Cristiano Navarro, Manuela Carneiro da Cunha, Marcio Meira, Gabriela Moncau, Joênia Wapichana, Maurício Hashizume, Vinicius Mansur, Wilson Changaray, além da equipe de edição da Caros Amigos.

Leia e divulgue esse documento histórico – especialmente junto aos movimentos sociais, estudantes e professores de todos os níveis de ensino.

Abraços.

Hamilton Octavio de Souza

Editor.


CAROS AMIGOS: JORNALISMO INDEPENDENTE, CRÍTICO E ETICAMENTE COMPROMETIDO COM AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS.

Cândida Ferreira
Profesora Asistente
Departamento de Humanidades y Literatura
Universidad de los Andes

Nenhum comentário:

Postar um comentário