domingo, 3 de outubro de 2010

CRÔNICA DOMINICAL - 03 DE OUTUBRO/2010

CRÔNICA DOMINICAL - 03 DE OUTUBRO/2010

Vicente D. Moreira


Como fugir ao tema ELEIÇÕES num domingo como este em que milhões de brasileiros estão comparecendo às urnas em mais uma eleição deste nosso Brasil?

No momento em que escrevo esta crônica dominical,devo dizer que já votei. E,para não variar, no mesmo local onde,há milênios, tenho votado. Não ví as pessoas - sempre mais envelhecidas - que encontro a cada pleito eleitoral. Que pode ter havido com elas? Desencontro de horários? Falecimento? O que pode ter havido?

Mas - não sei se em compensação ou não - encontrei o pregador bíblico de sempre, vizinho ao pipoqueiro de sempre.

E bote sempre nisso !!!!

Lá estava ele a exortar os leitores para a leitura da Bíblia para o abraço à fé em Cristo; Ele estava voltando e podia aparecer a qualquer momento - gritava o homnem para ouvidos tão mundanos e tão indiferentes. Indiferentes? Indiferença? Problema deles. O nosso pregador estava fazendo - com o tem feito em todas as eleições mundanas - a parte dele. A gente faz o que pode. Em contraste com o silêncio do pipoqueiro, ele gritava, gesticulava ... quase arrastava fisicamente (pelo braço, pela camisa, pelos cabelos), os mundanos eleitores, para a sua fé; ele - como inúmeros 'sempres' - sempre vestido de palitó, calça social, camisa social, gravata, sapatos, meias... cada peça de uma cor diferente. A Bíblia, a mesma de sempre com as manchas escuras derivadas do manuseio constante ... em contraste com os cabelos a cada eleição mais e mais brancos.

Eleições são uma festa. Filas,gente pra lá e pra cá.Rua sujas de minúsculos papéis ... os 'santinhos'. Há pessoas - quero dizer, com todo o respeito, eleitores - que vestem a roupa domingueira ou a "quase melhor" roupa para votar. Isto porque - além do momento cívico - há pessoas (ex vizinhos, ex colegas e outros ex) que sóe encontramos, de dois em dois anos ou de quatro anos - na seção eleitoral. Ou, ocasionalmente, em velórios. Como não estar bem vestido nessas importantes ocasiões? Claro que tem que ir com a melhor roupa... bem vestido, bem composto ... e não parecendo um mendigo, um "cachorro sem dono"?

Imaginem o que antigos vizinhos dirão,ao chegar em casa ..., embriagados de democracia: Gente, sabe quem eu encontrei nas eleições? Zefa... aquela que morava defronte da gente, no 32 ...? Estava tão magra, uma roupa feia, velha, surrada! É, acho que as coisas não estão lá muito boas para ela... deve estar comendo o pão que o diabo amassou com o cafajeste do marido dela ... deve estar matando cachorro a tapa...dando beliscão em fumaça e nó em pingo d'água ... pra não morrer de fome. Coitada hein!!!

Um conselho ao amigo leitor: se ainda não votou, que o faça vestido com a melhor roupa possível. Nunca se sabe quem vamos encontrar na nossa zona e seção eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário