quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O ALABAMA, um jornal crítico e chistoso (5)

O ALABAMA, um jornal crítico e chistoso (5)

"AFRICANOS"

Salvador, 21 mai. 1869.

DESORDEM

Offício do Illm. Sr. sugdelegado da Sé, comunicando-lhe que no sobrado a rua das Laranjeiras, ocupado por africanos, ha todas as noites matinada e algazarra propria de semelhante gente.

Na quarta-feira á noite, era ahi espancada uma pretya, a qual bradava inultimente por socorro. Recorre-se a S.S. pedindo que tão importunos moradores sejam obrigados a portarem-se como se deve morar entre familias, o que espera-se.

###

Salvador, 25 ago. 1869.

Offício ao Illm. Sr. subdelegado da Sé, pondo debaixo de suas vistas um africano agraegado a companhia do olho-vivo, o qual desempenha nella o papel de explorador e serve de intermediário para com os de sua nação, a quem conduz para certa casa à Ladeira de São Migual, ponto de companhis onde são os ditos africanos desponjados de que levam meio de advinhações artificosas de dedaes e cartas.

O referido africano, éo o mesmo que já teve a astúcis de vender um barril de areia por manteiga, cobrindo apenas a superfície do mesmo com esse genero para iludir ao comprador, ao qual seja dito de passagens foi bem castigado com o logro para não gostar de comprar roubos.

Espera-se que ainda esta vez S.S. justificará a sua rechonhecida actividade.

###

Salvador, 21 mar. 1871

AGUADEIRAS

- Soube que as africanas fizeram uma coligação?
- N~]ao.
- Anda atrasado com as cousas de sua terra.
- Eu não me importo com o que não é da minha conta.
- O guarda do chafariz do Terreiro adquiriu a anthipatia das negociantes de barril d'água pelas maneira bruscas e impertinentes que usava para com ellas.Não queria que derramassem água quando enchia os barris e exigia por isso e exigia por isso mais um vintém; prohibia que lavassem a cara ou que arrastassem os barris. Reuniram-se em baixo de uma das árvores e ahi discutiram e deliberaram não carregar água no dito chafariz enquanto o homem não mudasse de opinião. Dividiram-se em tres turmas, indo uma para guadalupe, outra para São Bento e outra para o Pelourinho.

Comminaram uma multa para aquella que infringisse o que ficava assentado. O resultado é que o homem esteve isolado na segunda terça-feira e viu-se obrigado a mandal-os chamar e dar satisfação á cada uma por si e presential-as com duas garrafas de vinho.
- Homem, se a mania dos meetings pega, até nos africanos, é prova de que corremos a galope na estrada da civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário