domingo, 13 de junho de 2010

FESTAS JUNINAS DO VASTO MUNDO (2)

FESTAS JUNINAS DO VASTO MUNDO (2)

LISBOA - PORTUGAL


Santos Populares - Olha a sardinha assada!

Junho, mês de comemoração dos Santos Populares. Santo António, São João e São Pedro são motivos mais do que suficientes para a azáfama generalizada que se verifica um pouco por todos os bairros típicos de Lisboa, Porto e arredores. Se pretende conhecer um pouco mais sobre esta época festiva, nada como observar in loco o que se passa nos diversos cantos do País. Nós damos algumas sugestões. Esteja atento ao calendário!

Em Lisboa é comemorado o Santo António, com grande expressividade, mas não é festividade exclusiva do sul; Estarreja, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde ou Vila Real festejam igualmente este santo.

No Porto, Vila do Conde e Braga festeja-se o São João em grande!

Mas, se estiver em Porto Santo, em Tavira, na Lousã, na Figueira da Foz, ou até na Ilha das Flores por esta data, não deixe passar. Na Afurada (Vila Nova de Gaia), na Póvoa do Varzim, Évora, Sintra, Montijo, São Pedro do Sul, na Ribeira Brava (Madeira), o São Pedro.

Os moradores dos diferentes bairros começam a decorar as ruas, como se das suas casas se tratasse. Os inúmeros fogareiros presentes em cada canto não são nada mais, nada menos do que o utensílio mais utilizado para confeccionar a iguaria mais solicitada por esta altura: a sardinha assada.

Se pretende percorrer o País para observar o que se passa nas diversas comemorações, então dirija-se, numa primeira fase para Lisboa, onde é comemorado o Santo António, padroeiro da cidade. Na noite de 12 para 13 de Junho, os bairros típicos enchem-se de cor e animação. Mesmo que a música não seja do seu agrado, não se prive de um pézinho de dança, pois os bailaricos estão presentes em qualquer canto da cidade. Não se esqueça de comprar um manjerico, planta aromática acompanhada sempre por uma quadra alusiva ao Santo casamenteiro.

Siga, agora, para a Avenida da Liberdade e assista às marchas populares, uma antiga tradição que marca a cultura urbana portuguesa. Os vários bairros da Lisboa desfilam, esta noite, mostrando os seus fatos e as suas canções repletas de tradição, tudo preparado ao longo de vários meses.

Se gostou das sardinhas assadas, bailaricos, manjericos e de toda a cultura bairrista que presenciou no decorrer da noite, então, rume para o norte do País.

Na noite de 23 para 24 de Junho comemora-se o São João. Por aqui, vai encontrar algumas diferenças, não só pelo Santo que se comemora, como pela ausência de marchas populares. Aqui são utilizados alguns apetrechos para ajudar à festa, como é o caso do típico martelo que se encontra à venda em qualquer esquina e que, durante a noite, miúdos e graúdos vão fazer da sua cabeça a próxima vitima, mas nada que magoe! Faz parte da tradição.

Sentiu, de repente, um forte odor? Mais uma novidade, o famoso alho-porro, mais conhecido como alho de São João, utilizado para dar sorte e fortuna.

Olhe, agora, para o céu, os vários pontos de luz que vê a passear são os famosos balões de São João, feitos em papel e lançados, como se de candeeiros se tratassem.

Recarregue energias para o fim das festas dos Santos Populares. São Pedro, comemorado na noite de 28 de Junho, é considerado o protector dos pescadores. Se lhe parece que vai chover, aproveite e invoque o nome do Santo, ou não fosse este o Guarda dos céus.

Não faltaram as típicas sardinhas, música e animação tão associada a este tipo de comemoração. Seja qual for o Santo que está a festejar, não perca o fogo de artifício, que enche os céus de cores garridas.

Prestes a terminar a comemoração dos Santos Populares, os bairros voltam à normalidade, recolhe-se a decoração urbana, apagam-se os fogareiros e reacende-se a tradição dos bairros típicos portugueses.



Trascrito do Noticiário “Descubra um Portugal Maior”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário