domingo, 20 de junho de 2010

ARTISTAS DO PELOURINHO - (1980) (1) - Chico Vieira

ARTISTAS DO PELOURINHO - (1980) - (1) hico Vieira


Fonte - revista Monumento, Salvador, Governo do Estado da Bahia, Fundação do Petrimônio Artístico e Cultural da Bahia,vol.1, n. 10 de dezenbro de 1980, pp. 10-19.


Nome - Chico Vieira
Endereço em 1980 - Largo do Pelourinho, 12 - 1º andar.
Especialidade - Pintura.

SURREALISTA, EX-MARINHEIRO, TROPICALISTA ... ELE É CHICO VIEIRA, O PINTOR MUITO LOUCO

A tarde estava quente e nós descíamos a Ladeira domPelourinho em busca de um certo Chico Vieira, um dos muitos artistas que abitam aquele conjunto arquitetônico. Anteriormente, alguém informou que Chico Vieira gostava muito conversar e proisso seria a pessoa indicada para a entrevista sobre "O artista do Pelourinho". De fato, Chico adora conversar. Se amarra em alimentar um papo.

Tropicalista, surrealista, Chico Vieira petence a uma geração que buscou as estradas, a experiência por caminhos novos como única forma de uma existência sem monotomia. Assim que ficou sabendo que éramos jornalistas e que estávamos ali para entrevistá-lo, foi logo falando: "Bicho, vá escrevendo aí que sou um cara muito louco. Já morei nas catacumbas, sou filho de Gandhi, candomblezeiro, ex-marinheiro, amigo de Gilberto Gil, gosto de curtir muitas e acho que o AI 5 foi um grande assassino, pois semeou a paranóia e o rancor nas mentes brasileiras.

Relembrando viagens, analisando a situação internacional, criticando a conjuntura política nacional e as perspectivas para um artista sobreviver hoje em dia, falando sobre tudo enfim, ele demonstrou muita capacidade, inteligência, e a determinante sensibilidade de um artista.

(JOSÉ AMÉRICO DA MATA CASTRO)

Agora em 2010, trinta anos depois, o que estará fazendo e por onde andará Chico Vieira?

O que Salvador terá feito com ele e contra ele?

3 comentários:

  1. Chico continua sendo o descrito...apenas sua experiencia o diferencia daquele de vinte anos atrás. Ora mora no mesmo pelourinho na doce companhia do seu filho, o ABSTRACIONISMO TROPICAL.

    ResponderExcluir
  2. Nahuel:

    Obrigado pela informação; na verdade, pela atualização. Sou da opinião que se deva fazer registro (fotos, vídeos, entrevista, história de vida ... ) desses 'velhos' artistas do Pelourinho onde quer que estejam agora.

    Forte abraço,

    Vicente
    vicentedeocleciano@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigo Chico Vieira !!!
    Adorei a sua entrevista pela TV Câmara da Fundação Cosme de Farias. Parabéns pelos excelentes temas e ideias que passou para a Jornalista que o entrevistou e para os ouvintes.
    Sou de 6 de Agosto de 1949, só um pouquinho mais velho que Você.
    Visite a minha página no Face.
    Abraço sincero,
    Luiz Varjão de Azevedo.:

    ResponderExcluir