segunda-feira, 7 de junho de 2010

ADRIANA CALCANHOTO E A CIDADE (1)

ADRIANA CALCANHOTO E A CIDADE (1)

Aqui, começamos uma série de´postagens sobre a presença e dinâmica do (mundo) urbano em alguns trabalhos musicais da compositora Adriana Calcanhoto que, em outubro deste ano (2010), completará 45 anos de idade e 26 de música profissional. E o fazemos com a sua biografia.

As demais postagens abrigarão comentários de obras da compositora gaúcha desde que elas abordem, direta ou indiretamente, a cidade seus faces objetivas e as posições subjetivas que a absorvem e a traduzem. Para não fugir ao foco deste Blog (a Cidade), tentaremos evitar avaliações de crítica musical.



Quem é Adriana Calcanhoto, qual o seu percurso profissional?


"Desde seu nascimento, em 03 de outubro de 1965, Adriana Calcanhotto ouve música de qualidade. Seu pai era baterista de uma banda de jazz e bossa nova, e sua mãe, bailarina. O repertório de músicas ouvidas em sua infância era banhado de Astor Piazzola a Milles Davis e João Gilberto. Ao iniciar seus estudos de música em 1977, teve como influência de seu professor os músicos Tom Jobim e João Donato. Além da música, Adriana é uma assídua leitora de publicações sobre Modernismo no Brasil e em algumas fases da sua vida chegou a largar a música para atuar como ‘performer’ em peças teatrais e se dedicar à composição.

Foi em Porto Alegre, no ano de 1984, que Adriana Calcanhotto iniciou sua carreira profissional de cantora, tocando e cantando em casas noturnas e bares da cidade. Seu show de estréia teve o nome de “Crepom”, com direção de Luciano Alabarse. Sempre eclética, a cantora estreou em 1987 o show “Nunca Fui Santa”, com composições próprias e músicas de carnaval.

Participou, em Porto Alegre e em São Paulo, de espetáculos em homenagem à Elis Regina e em 1988 estreou o show “Batom”, que na época teve recorde de público. A partir daí, Adriana ganhou projeção nacional, após fazer sucesso com o espetáculo dos melhores momentos de todos os shows já apresentados. Depois do sucesso, a cantora assinou com a CBS e gravou o seu primeiro disco, chamado “Enguiço”, que renderia o prêmio de “Revelação Feminina”, no 4º Prêmio Sharp de Música, além de controvérsias entre os críticos da época, que dividiram suas opiniões sobre seu verdadeiro talento.

Em 1992, Adriana Calcanhotto lançou o 2º disco, intitulado “Senhas”. A música “Mentiras” entrou na trilha sonora da novela “Renascer”, da TV Globo, e estourou em todas as rádios do país. Esse CD abriu as portas para que Adriana fizesse shows em grandes casas de espetáculos, como o Canecão, no Rio de Janeiro, e rendeu ainda o primeiro disco de ouro da intérprete".


Fonte – NET SABER - biografias -


Passei.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário