quinta-feira, 24 de junho de 2010

MORTE DE JOSÉ SARAMAGO (1922-2010) - REPERCUSSÃO

Repercussão

Reproduzido da Folha de S.Paulo, 19/6/2010

** Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República: "Intelectual respeitado em todo o mundo, Saramago nunca esqueceu suas origens, tornando-se militante das causas sociais e da liberdade por toda a vida."

** Dario Fo, dramaturgo italiano: "No seu país, era tido como um homem de grandes valores civis, além de ser um grande artista."

** Eduardo Galeano, escritor uruguaio: "Era o mais jovem dos escritores. Seguirá sendo."

** Mia Couto, escritor moçambicano: "O português era uma língua periférica, ele ajudou a vencer essa barreira."

** José Eduardo Agualusa, escritor angolano: "O que mais admirava em Saramago era a sua vitalidade e a sua combatividade de homem que acreditava em causas."

** José Sócrates, primeiro-ministro português: "Saramago era um motivo de orgulho para Portugual. Deixa uma grande obra que dignifica o país."

** José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia: "Saramago será sempre lembrado como um dos maiores escritores em língua portuguesa e da literatura mundial."

** Fernando Meirelles, cineasta: "Era um homem lógico, dizia que a morte é simplesmente a diferença entre o estar aqui e já não mais estar. A lucidez naquele grau é um privilégio de poucos, não consigo escapar do clichê, mas o mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego hoje."

** Juca Ferreira, ministro da Cultura: "Sua perda é recebida com tristeza, particularmente pelos que têm apreço pela língua portuguesa."

** Chico Buarque, cantor e compositor: "Perco um grande amigo. Perdemos um ser humano admirável, um escritor imenso, zelador apaixonado da língua portuguesa."

** Marcos Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras: "A próxima sessão acadêmica na ABL será dedicada à memória do grande escritor português."

** Ferreira Gullar, poeta e colunista da Folha: "Saramago deu uma contribuição à literatura de ficção pela originalidade de seu estilo. Tinha uma maneira muito pessoal de lidar com a língua."

** João Ubaldo Ribeiro, escritor: "Perdemos não somente um grande escritor, mas um intelectual de posições marcantes."

** Milton Hatoum, escritor: "Ele ajudou a criar um grande público de leitores para uma obra consistente, o que não é comum. Também criticava todo tipo de injustiça."

** Moacyr Scliar, escritor: "No contato pessoal, constatei que não era só um grande escritor, mas um grande ser humano, uma pessoa generosa."

** Cristóvão Tezza, escritor: "Ele é o grande herdeiro de uma tradição da rica crônica portuguesa de Fernão Lopes."

** Ronaldo Correia de Brito, escritor: "Por mais que tentem diminuir a importância dele em Portugal, há muito não tínhamos um escritor dessa importância na língua portuguesa."

** Antônio Carlos Secchin, membro da ABL: É tão difícil conseguir encontrar um estilo. Mas Saramago tinha um, que conseguiu manter até o fim da vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário