terça-feira, 22 de junho de 2010

ARTISTAS DO PELOURINHO - (1980) (3) - Afonso Lafitta

ARTISTAS DO PELOURINHO - (1980) (3) - Afonso Lafitta


Fonte - revista Monumento, Salvador, Governo do Estado da Bahia, Fundação do Petrimônio Artístico e Cultural da Bahia,vol.1, n. 10 de dezenbro de 1980, pp. 10-19.


Nome - Afonso Lafitta
Endereço em 1980 - Rua Direita de Santo Antonio Além do Carmo - Santo Antonio - Pelourinho
Especialidade - Pintura e aula de arte.


AFONSO LAFITTA ENCONTRA NA BAHIA A LIBERDADE E A RAZÃO DE CRIAR

Filho de norte-americana com espanhol, nascido nos Estados Unidos, de linguagem refinada, Afonso Lafitta, 70 anos, está no Brasil há 25 anos. Naturalizado argentino, chegou há dez anos na Bahia para encontrar-se, conforme diz, consigo próprio e com o que define como liberdade; o candomblé, a beleza natural, as igrejas, o casario e, naturalmente, a pintura, para ele sua razão de ser.

Este pode ser um perfil muito pobre para um artista e pintor de formação clássica. Aos 15 anos ele ingressou na Escola de Belas Artes da Argentina, em Buenos Aires, formando-se em pintura e desenho aos 21 anos. Ganhou nesse período vários prêmios importantes como o primeiro lugar do Salão de Pintura e Pergaminno, na Argentina, onde chegou em 1921.

Afonso Lafitta descende de uma família de grandes pintores e escultores, conforme destaca. "Nasci pintando e assim morrerei, porque a pintura é o próprio conceito de liberdade. É a vida para mim, como foi antes para quase toda a minhafamília, que teve a arte como sentido de existência", afirma o pintor.

Ao lado de cinco gatos, sua família atual - "tenho lá cara de casado?", pergunta, assombrado quando questionado sobre família - Lafitta, entre um carinho e outro nos seus animais, vai explicando que só existe uma técnica de pintura para ele: a acadêmica ou clássica, "como queiram chamar"

(RENATO FONTES)


Agora, 2010, trinta anos depois .. Lafitta ainda estará vivo (hoje com cem anos de idade)? O que Salvador terá feito por ele e contra ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário