quarta-feira, 23 de junho de 2010

ARTISTAS DO PELOURINHO (1980) (4) - Francisco dos Santos

ARTISTAS DO PELOURINHO (1980) (4)

Fonte - revista Monumento, Salvador, Governo do Estado da Bahia, Fundação do Petrimônio Artístico e Cultural da Bahia,vol.1, n. 10 de dezenbro de 1980, pp. 10-19.

Nome - Francisco dos Santos
Endereço em 1980 - Rua Silva Lima, 25 - Alto das Pitangueiras - Fazenda Grande do Retiro
Especialidade - Pintura

DE TODOS OS POROS SAI BAHIA. FRANCISCO DOS SANTOS É ASSIM

Dentre tantos jovens artistas plásticos que lutam com dificuldades para ver reconhecido o valor do seu trabalho, surge no cenário artístico do Pelourinho Francisco dos Santos, baiano da região de Santo Amaro da Purificação que veio para a capital ainda pequeno, indo morar com a família no Maciel, um dos bairros mais pobres de Salvador.

(...)

Francisco dos Santos tem um "curriculum" bastante extenso e variado. Ele participou de exposições coletivas nas Galerias Cavalete e Panorama, noi Museu deArte Moderna e de uma exposição especial no Palácio de Ondina. Sua primeira exposição individual , "Os Deuses do Pantheon Africano", conteceu este ano [1980], no Instituto Mauá, Inicialmente foi prevista para 15 dias, mas, a pedidos, foi prolongada por mais quinze. A maioria de seus quadros foi vendida, em particular os desenhos a lapiseira.

A versatilidade do artista é comprovada pela variedade das áreas em que atua, como sua participação na Exposição de História em Qaudrinhos, no Colégio Polivalente San Diego e no Severino Vieira, entre outros. Em 1978 decorou o Clube Baiano de Tenis - 1º lugar no concurso de decoração de clubes carnavalescos - tendo repetido o feito no ano seguinte. Alguns de seus trabalhos estão expostos no Consulado dde Portugal em Dusseldorf, Alemanha.


(IVONEIDA HAAS)


Agora, 2010 - trinta anos depois - onde andará e o que estará fazendo Francisco dos Santos ... na ´peoca um símbolo vivio daascensão social através da arte?

O que Salvador terá feito por ele e contra ele, nessas três décadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário