FESTAS JUNINAS DO VASTO MUNDO (1)
BRASIL E PORTUGAL
BAHIA – BRASIL
Santo Antonio, São Pedro, São João!
São João passou por aqui? Só as pessoas do interior não estranham, especialmente as do Recôncavo, a pergunta feita de porta em porta. Olhando pela janela respondem: NÃO! Fechando a cara e a janela. Outras respondem: PASSOU! Abrindo a porta e o coração. É assim que se procede nas Cidades da Bahia na época das festas juninas.
A pergunta é uma espécie de senha: Passou! Significa entre! Em pensamento eu gritei assim.
A porta se abriu e eu entrei! Entrei como se faz nas cidades do interior. O pode entrar significa muito mais: pode chegar, conversar, contar casos, cantar, dançar... A sala, a mesa parecem estar sorrindo em cada casa com cara de moça bonita com laços de papel crepom e enfeites de todas as cores. A casa recebe feliz, os amigos, os conhecidos, os desconhecidos...
Em cada cálice de licor servido serve-se a amizade.
A festa é partilhada com agrado. Num canto da sala poderá estar um altar com flores de papel e lá no alto Santo Antonio no nicho para sua festa do dia treze. Estamos aqui para relembrarmos os namoros de junho. Dia 12 - Dia dos Namorados! Santo Antonio, o Santo que o povo diz ser casamenteiro tem sua festa no dia 13, na véspera festeja-se o Dia dos Namorados. Dentro da palavra namoro está a palavra amor - dia dos namorados portanto é um dia com amor por dentro... Santo Antonio, São João, São Pedro e São Paulo são Santos amados de junho, são namorados de todos nós que os invocamos com agrado.
Festas juninas ou joaninas? Juninas porque de junho, joaninas porque de São João... Se o ciúme fosse coisa boa e Santos sentissem ciúmes quem sabe Santo Antonio, São Pedro e São Paulo não sentissem um pouco por São João ser o mais festejado? Santo Antonio tem trezena, é lembrado sempre, por fazer encontrar os perdidos, (Reza do Responso – Recupera-se o perdido, rompe-se a dura prisão e no auge do furacão cede o mar embravecido. Por agasalhar os pobres ( cobertor de Santo Antonio) Por não deixar faltar farinha e pão (pãozinho distribuído com os pobres, pão bento dentro da farinheira para nunca faltar farinha) Por arrumar casamentos (por “desencalhar” as solteironas, tirar do “barricão”quem está solitário) As sortes, as quadrinhas tiradas nos sorteios mostram o que vai acontecer. Adivinhações de Santo Antonio! Quem quer arrumar namorados (Santo Antonio casamenteiro, protetor dos encalhados e mais ainda das encalhadas...) Santo Antonio tão bonito com Deus Menino nos braços sabe cuidar do povo pobre e livra dos embaraços! Santo Antonio de Lisboa, de Pádua, do mundo!
São Pedro tem Missas festivas, (pedra onde Cristo edificou Sua Igreja ) Pedro o Primeiro Papa, Porteiro do Céu (Guardador das chaves do Paraíso) Protetor dos pescadores (Deixa suas redes...vá ser pescador de homens) Patrono das viúvas e das sogras (único Santo de quem a Bíblia cita a sogra e comenta a morte da esposa. São Pedro o chorão arrependido (negou o Cristo três vezes) Chorou como um aguaceiro, as chuvas quando são abundantes se diz que é o choro de São Pedro. Chaveiro do Portão do Céu - quer uma casa? Peça a chave a São Pedro. Pagando promessa leva-se uma chave e coloca nos pés da imagem São Pedro e São Paulo duas fortes colunas da Igreja. São Paulo agraciado por Deus que lhe revela quem é Jesus. São Paulo se torna discípulo e apóstolo do reino. Dos Santos de junho é o menos festejado. Santo Antonio e São Pedro são muito queridos e festejados: Santo Antonio no dia 13 e São Paulo e São Pedro no dia 29 de junho. Santo Antonio tem a Trezena, treze dias de velas acesas e muitas flores nos altares das igrejas e das casas que não deixam morrer a devoção ao Santo milagroso. Os cânticos, benditos e ladainhas sobem aos céus junto ao incenso “que queimamos com profunda adoração... Subi precioso incenso até o trono do Altíssimo incensai Glorioso Antonio com perfume suavíssimo" São Pedro tem novenas e tríduos - Pensar em São Pedro é saber que seus devotos jamais ficarão sem ter casa para morar. Ele intercede por nós e Deus nos manda uma chave de casa até o dia em que São Pedro nos abrirá a porta do céu. São Pedro, São Paulo são festejados desde o século IV. Três Missas eram celebradas no dia 29 de junho em louvor a Pedro e Paulo: a primeira na Basílica de São Pedro no Vaticano, a segunda na Basílica de São Paulo fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião onde as relíquias de São Pedro e São Paulo tiveram de ser escondidas por algum tempo. Até hoje nos chega o eco dessa tradição com as Missas celebradas festivamente.
Depois da Virgem Santíssima São Pedro, São Paulo e São João são os Santos comemorados com maior solenidade no ano litúrgico.
Se nas Igrejas os Santos recebem louvores o povo que é a Igreja viva faz a festa mais viva! O sagrado mistura-se com o profano e rezas e folguedos se unem, as comemorações crescem nos altares, nos andores, nas charolas e berlindas e correm, sobem nas mesas que se enchem de comidas e bebidas. No mês de junho todos nós que rezamos as trezenas e novenas ficamos com o coração farto de preces e o estômago farto de comidas gostosas. (Canjica, pamonha, amendoim cozido, milho assado, milho cozido, pipoca, pé de moleque, bolos de massa e aipim, licores)
Beijos,
Mabel.
(Transcrito do Blog de Mabel Veloso)
sábado, 12 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário