ARTISTAS DO PELOURINHO (1980) (9) - Valter Góis
Nome – Valter Góis
Endereço em 1980 – Largo do Pelourinho, 7, 2º andar.
Especialidades - Pintura e Restauração
Fonte - revista Monumento, Salvador, Governo do Estado da Bahia, Fundação do Petrimônio Artístico e Cultural da Bahia,vol.1, n. 10 de dezenbro de 1980, pp. 10-19.
ARTISTA PIONEIRO NO PELOURINHO MOSTRA COMO RESTAURAR O PASSADO
- Nascí aqui mesmo no Largo do Pelourinho, primeiro andar da casa de n. 18. Fica logo defronte à Igreja, e hojr [1980] está pintada de rosa. Isso foi em 1931. Daí para cá, já morei em toda a redondeza: Carmo, Santo Antonio, Passo, Terreiro e, finalmente, desde 1958, quando a UNESCO distinguiu o Pelourinho moro no segundo andar do n. 7, no próprio Largo.
- Quando morei no Passo, na casa onde hoje [1980] estão os "Filhos de Gandi", comecei meus primeiros desenhos, rabiscando na própria escadaria da Igreja, com carvão vegetal. Tinha então 12 para 15 anos. Os vizinhos diziam que eu estava ficando biruta, porque só ficava encabulado olhando para cima, desenhando. A primeira pintura que fiz foi uma cópia de um quadro de Vicente Caruzo. Aí muitas pessoas passaram a dizer: "Este menino tem talento". "Procure a Escola". Então, o médico Adriano Pondé me deu uma bolsa para a Escola de Belas Artes. Não cheguei a concluir o curso, pois tinha uma ansiedade muito grande para pintar.
- Saí da Escola e fui pintar na rua. Depois, passei a estudar o campo e a natureza. Para mim, o artista tem obrigatoriamente de conhecer o campo. Apenas de dentro da cidade é impossível absorver, sentir e se identificar com o Uniderso.
(ADELMO ROMEIRO)
Hoje (2010), perto de completar 80 anos ... onde andará e o que estará fazendo Valter Góis?
O que será que Salvador - tão carente de pintores e restauradores de arte - terá feito por ele e contra ele?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário