ARTISTAS DO PELOURINHO (1980) (5) - Edvaldo Assis
Fonte - revista Monumento, Salvador, Governo do Estado da Bahia, Fundação do Petrimônio Artístico e Cultural da Bahia,vol.1, n. 10 de dezenbro de 1980, pp. 10-19.
Nome - Edvaldo Assis
Endereço em 1980 - Rua do Sodré, 32
Especialidade - Pintura.
A ARTE DE EDVALDO ASSIS REFLETE A EXPONTANEIDADE DE CRIAR DO POVO
Um menino pobre, nascido em Santo Amaro da Purificação, onde estudou até os 17 anos num internato, começou a pintar por curiosidade e hoje é considerado um dos bons pintores de Salvador. Seu atelier no Sodré, "um lugar onde posso trabalhar com tranquilidade", é sempre procurado por colecionadores e fregueses habituais, interessados em seus quadros. Assim é Edvaldo Assis, 40 anos, casado, 4 filhos, ex-gráfico, ex-desenhista publicitário, "vinte e poucos irmãos" - tantos que ele mesmo perdeu a conta.
(...)
Curioso, os primeiros rabiscos num papel, começaram a ganhar forma e ele se interessou em aprender mais. O fotógrafo Oscar de Carvalho, que trabalhava no "Palácio do Governo", tornou-se seu amigo e lhe conseguiu uma bolsa de estudos para a Escola de Belas Artes, particular àquela época. E, assim, Edvaldo Assis conseguiu concluir um curso de desenho e de distribuidor de jornais passou a desenhista publibitário na TV Itapoan.
(DENISE DOS SANTOS DIAS).
Agora, 2010, por onde andará e o que estará fazendo Edvaldo Assis aos 70 anos de idade?
O que Salvador terá feito por ele e contra ele nestas décadas?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Edvaldo Assis continua pintando,seu ateleir hoje fia na saúde.Como a maioria dos artistas,seu reconhecimento só se concretiza com a morte.Edvaldo é um dos maiores talentos do seu estilo.Tenho muita alegria em conhece-lo como artista e como uma pessoa humana maravilhosa que é.
ResponderExcluirEdvaldo Assis, um talento pouco valorizado.
ResponderExcluirAndando pelo Pelourinho, a procura de informações sobre como encontrar um pintor adequado para elaborar um quadro realista dos anos 50, fui orientado a procurar o Edvaldo Assis. Como ele não tem uma página no Facebook tornou-se mais difícil a sua localização.
ResponderExcluirMas, consegui ver seus belos quadros e elogios sobre esse grande artista nascido em Santo Amaro.
Sugiro, para que sua obra seja mais divulgada, que ele crie uma página para bem da cultura baiana.