domingo, 20 de junho de 2010

CRÔNICA DOMINICAL (E ESPECIAL) DE 20 DE JUNHO DE 2010

CRÔNICA DOMINICAL (E ESPECIAL) DE 20 DE JUNHO DE 2010 - primeira parte

PARA UM DOMINGO ESPECIAL, UMA CRÔNICA (DOMINICAL)IGUALMENTE ESPECIAL

Hoje é 20 de junho, um domingo triplo: é domingo, é véspera de São João e é o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo/2010.

Dificilmente, teremos um domingo tão especial como hoje. Daí esta crônica estar dividida em duas partes, em dois momentos: estou escrevendo, agora, antes do jogo Brasil X Costa do Marfim. Na segunda parte, farei a crônica pós jogo.

Nestes momentos que antecedem o evento, qureo falar das cidades e das estradas, melhor dizendo, de bairros e povoados que 'abraçam', são 'atravessados' ou 'desembocam' em estradas. Tive uma satisfação especial em, tendo estado a trafegar pelas estradas desde ontem, sorver - e absorver - o espetáculo verde-e-amarelo deas bandeirolas, bandeiras e camisas que estão vestindo as estradas.

Se o domingo pinta de alegria especial as estradas ... passeios, cavalgadas, bebedores bebendo de bem com a vida (como diria o poeta Vinicius de Moraes), crianças brincando, idosos sentados à porta olhando o movimento, mulheres conversando ou estendendo roupas nos varais, música nos bares ... não é dificil imaginar o cenário fesivo especial deste domingo tão especial: 20 de nju8nho de 2010.

Depois de Brasil X Costa do Marfim, escreverei a segunda parte desta crônica. Espero estar contando coisas e fatos da alegria com a vitória da seleção brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário