sexta-feira, 25 de junho de 2010

ARTISTAS DO PELOURINHO (1980) (6) - Beto - (Alberto Antar)

ARTISTAS DO PELOURINHO (1980) (6) - Beto (Alberto Antar)


Fonte - revista Monumento, Salvador, Governo do Estado da Bahia, Fundação do Petrimônio Artístico e Cultural da Bahia,vol.1, n. 10 de dezenbro de 1980, pp. 10-19.

Nome - Alberto Antar(Beto)
Endereço em 1980 - Rua Alfredo Brito, 41
Especialidade - Comércio de Arte.

GALERIA DO BETO: A ANTIGA FESTA DA BAHIA MORA AQUI


Alberto Antar é o nome de batismo do dono de uma das galerias de arte mais populares do Pelourinho: a Galeria do Beto, instalada na Rua Alfredo Brito. Alberto Elias Antar é o Beto, conhecido personagem de Salvador, amante do primitivismo, que tentou mjisturar arte com cachaça, conjugando a galeria a um bar-e-restaurante.

Parece que a convivência não foi possível. Os boêmios foram preteridos e os primitivos conquistaram mais espaço no colonial Pelourinho. A Galeria do Beto é hoje [1980] um reduto de artistas essencialmente de artistas da temática baiana, primitivistas. Em cada quadro, em cada escultura, podem-se podem-se reencontrar instantes perdidos de todos nós. A antiga alegria, a eterna festa da Bahia mora ali. E Beto, filho de Cachoeira, 42 anos, é o rei desta folia.

(MARIA CLARA CHAGAS)


E hoje, 25 de junho/2010, - DATA MAIOR DA HERÓICA VILLA DO PORTO DE CACHOEIRA, OU SIMPLESMENTE CACHOEIRA - onde andará e o que estará fazendo seu filho Beto, aos 72 anos?

O que Salvador - esta cidade que, a quase 500 anos, vem se aperfeiçoando na autofagia urbana ... expressa nas seculares automutilações de orlas, memórias, montanhas e solos, planaltos e planícies, ares e aguadas... - o que terá feito (em apenas 30 anos) a favor e contra Beto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário