quarta-feira, 1 de setembro de 2010

BARRACAS, FONTE NOVA. LUTO COLETIVO EM SALVADOR/ 1

BARRACAS, FONTE NOVA. LUTO COLETIVO EM SALVADOR/1

Vicente D. Moreira


No título, a expressão EM SALVADOR tornou-se preferível à DE SALVADOR; nesse caso, incorreríamos num pleonasmo, uma redundância, porque o luto de uma cidade não é outra coisa senão um LUTO COLETIVO. Mas, LUTO COLETIVO EM SALVADOR sugere que não é toda uma cidade que esté de luto, mas uma parte dela (expressiva talvez) que esteve presente ou trabalhou tanto nas barracas de praia como no estádio da Fonte Nova (oificalmente Estádio Octávio Mangabeira.

Barracas

O Ministério Público Federal determinou a demolição de todas as barracas de praia do município de Salvador localizadas dentro do território marítimo da União: a 30 metros da linha alcanmçada pela maré cheia. Durante todos os dias que antecederam a demolição da última barraca de praia do município,emissoras de TV, o jornal "A Tarde", o "Correio da Bahia" além de outros jornais exibiram reportagens mostrando o desespero de barraqueiros ('proprietários' e funcionários)diante da destruição de suas (em boa parte dos casos) únicas fontes de sobrevivência. Opiniões, lágrimas e semblantes de tristeza de antigos frequentadores das barracas também foram divulgadas. A demolição foi concluída na quarta-feira, dia 25; no primeiro domingo sem barracas, fotos e reportagens televisivas mostraram a força do luto nas praias desertas e sob tempo instável.


Fonte Nova


Mídias imnpressa e televisiva

Em sua edição de 30 de agosto do corrente ano, o jornal "A Tarde" (Salvador) publicou foto (que ocupou 2/3 da primeira página) do exato momento em que acontecia a implosão do anel superior da Fonte Nova ... a única peça que ainda sobrevivia no caminho da construção de um novo estádio para a Copa do Mundo de 2014. Em letras expressivas, o título: FIM DE JOGO. 28/01/1951 - 29/08/2010.


No também soteropolitano "Correio da Bahia" (30/agosto/2010), o instante da implosão ocupou toda a capa aberta numa foto m ais expressiva que a do concorrente. E um título também mais expressivo; VAI COM DEUS, MÃE


Nos noticiários da segunda-feira, a TV Bahia (filiada à Rede Globo) mostrou homens e mulheres de diversas faixas etárias chorando diante do espetáculo da destruição visto (claro!) à distância. Um homem que ajudou a plantar a grama do estádio, visivelmente emocionado, lamentava o fim, a morte da Fonte Nova.


Usuários das finadas barracas de praia e da falecida Fontre Nova não escondiam seus lutos individuais e, sobretudo, coletivos.

#####


(continua amanhã, quinta-feira, 2 de setembro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário