sábado, 11 de setembro de 2010

CRÔNICA DOMINICAL 12 DE SETEMBRO DE 2010

CRÔNICA DOMINICAL 12 DE SETEMBRO DE 2010


Vicente Deocleciano Moreira


Mais adiante iremos fazer uso da narrativa bíblica, segundo a qual para Cristo alguém, pasmo, teria dirigido dirige comentário admoestador (pasmem!) pelo fato de Ele estar trabalhando num dia de sábado, por não estar guardando, enfim, o sábado como mandava (e prossegue mandando) a tradição judaica. Ao que Cristo teria respondido, calma e sabiamente, que 'o sábado foi (fora) feito para o homem e não o homem feito para o sábado'.

Eu tive uma professora (alemã) de alemão - disciplinada, disciplinadora e disciplinante - que, no último dia de aula do semestre letivo, passaou vários trabalhos para que fizéssemos durante as férias. Um aluno ou aluna disse com espanto: "Nas férias?!". Ao que a professora respondeu: 'o homem não foi feito parea as férias; as férias é que foram feitas para o homem'.

Todo esse arrodeio para chegar ao início mesmo da crônica.

Há pessoas - e, eu mesmo, conheço muitas delas - que adoram trabalhar, em casa, levar tarefas do trabalho para fazer em casa, aos domingos. E justificam esse, por assim dizer, exotismo assim: as crianças, os filhos acordam mais tarde; instituições bancárias e repartições públicas estão fechadas ... fazer o quê?; o tempo é livre e o espaço é doméstico e, portanto, livre da presença de colegas e de chefes; produz-se mais; etc. etc. Ah, e dizem por acréscimo que o domingo não é exatamente um dia, mas um 'estado de espírito'. E, pensando assim, essas pessoas podem inventar um 'domingo' (pessoal e para sí - perdoem-me a possível redundância) em qualquer dia da semana, até mesmo na segunda-feira.

Estranho 'domingo' este o das segundas-feiras da vida ... em que as praias estão desertas, bares fechados, bancos e órgãos públicos abertos, engarrafamentos travando o mundo ...

Agora, vem o auxílio luxuoso da narrativa bíblica que, inclusive, inspirou a resposta da professora de alemão. O homem pode até não ter sido feito para o domingo (quantas pessoas trabalham aos milhares e compulsoriamente e até contra a vontade aos domingos?; e sim o domingo feito para o homem; para que ele use esse dia (tão especial) e não por ele seja usado; se - Deus nos livre e guarde! - o domingo usa o homem ... está negado o nosso poderoso livre arbítrio de que tanto, humanos, nos orgulhamos.

Tudo bem, ainda está aqui quem falou. E vou falar que tenho dificuldade de concordar com o idéia de que domingo seja um 'estado de espírito'. Domingo é um dia que cria um 'estado de espírito' com data/dia de validade: a meia noite do domingo.

Domingo é um dia especial ... mesmo para quem não comaparece ao templo religioso, não honra os compromissos com o Sagrado.

"Pernas pro ar que ninguém é de ferro", Domingo é tão especial, tão dia especial e não um reles 'estado de espírito'. O domingo cria um 'estado de espírito' exclusivo, privativo do domingo. Não há 'estado de espírito' nenhum que crie, que invente o domingo.

Mas aí me perguntam: " quando o feriado - veja bem o feriado - 'cai' (tem queda)na segunda-feira, na quinta-feira ...?" Ora, ora, façam-me uma garapa senhoras e senhores!!! Uma coisa é acordar, levantar da cama num dia de domingo, outra coisa é acordar, levantar da cama num feriado em outro qualquer dia, ou dia qualquer. No sábado dormimos pensando que amanhã é domingo. No domingo acordamos tendo a certeza que hoje é domingo. Confundir o domingo, dia do Senhor, com um feriado mundano e qualquer é, no mínimo, uma heresia, um pecado mortal.

Hoje é mais um domingo que despertamos e levantamos da cama sabendo exatamente (e sem engano)que hoje é domingo. Já começamos o dia de hoje, domingo, sabendo - sem sombra de dúvida ou de engano - que hoje é domingo.


Senhor, criador dos céus e da terra, como um filho Vosso pode pensar num dia mais especial que este?

Nenhum comentário:

Postar um comentário