sexta-feira, 3 de setembro de 2010

BARRACAS, FONTE NOVA. LUTO COLETIVO .../ 3 (Final)

BARRACAS, FONTE NOVA. LUTO COLETIVO EM SALVADOR/ 3 (Final)

(continuação)


MÃE YEMANJÁ = MÃE BARRACAS = MÃE DO MAR,
MÃE OXUM = MÃE FONTE NOVA = MÃE DO DIQUE


FREUD EXPLICA.


"A situação traumática de sentir a falta da mãe difere num aspecto importante da situação traumática de nascimento. No nascimento não existia mqualquer objeto e dessa forma não se podia sentir alguma falta deste. A ansiedade era a únicareação que ocorria. Desde então, repetidas situações de satisfação criaram um objeto da mãe e essa objeto, sempre que a criança sente uma necessidade, recebe um a intensda catexia que pode ser descrita como "anseio". A dor é assim a reação real à perda de objeto, enquanto a ansiedade é a reação ao perigo que essa perda acarreta e, por um deslocamento ulterior, uma reação ao perigo da perda do próprio objeto."


(FREUD, Sigmund (1856-1939). Ansiedade, dor e luto. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud ... Tradução do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro, Imago, 1996, p.165, vol XX.



Vicente Deocleciano Moreira



É o momento, neste Blog, de reproduzirmos alguns trechos de LUTO E MELANCOLIA consonantes com a situação urbana e psicológica apresentadas pelas nossas últimas postagens. Neste trabalho, Freud faz distinções entre esses estados psíquicos que têm em comuim a perda do 'objeto' amado. [FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud... Tradução do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro, Imago, 1996, pp 29-263, vol XIV].


"A correlação entre a melancolia e O luto parece ser justificada pelo quadro geral dessas duas condições. Além disso, as causas excitantes devidas a influências ambientais são, na medida em que podemos discerní-las, as mesmas para amb as as condições. O luto, de um m odo geral, é a reação à perda de um ente querido, à perda de alguma abstração que ocupou o lugar de um ente querido, como os pais, a liberdade ou o ideal de alguém, e assim por diante" (p.249)

"Os traços mentais distintivos da melancolia são um desânimo profundamente penoso, a cessação de intere sse pelo munbdo externo,. a perda da capacidade de amar, a inibição de toda e qualquer atividade, e uma diminuição dos sentimentos de auto-estima a ponto de encontar expressão em auto-envilecimento, culminando numa expectativa delirante de punição. Esse quadro torna-se um pouco mais inteligível quando consideramos que, com uma única exceção, os mesmos traços são encontrados no luto. A perturbação da auto-estima está ausente no luto; afora isso, porém, as características são as mesmas." (p. 250)


"No luto, verificamos que a inibição e a perda de interesse são plenamente justificadas pelo trabalho de luto no qual o ego é absorvido. Na melancolia, a perda desconhecida resultará num trabalho interno semelhante, e será, portanto, responsável pela inibição melancólica. A diferença consiste emn que a inibição do melancólico nos parece enigmática porque não podemos ver o que é que o está absorvendo tão completamente." (p. 251)(

(...)

"No luto é o mundo que se torna pobre e vazio; na melancolia é o próprio ego" (P.251)


###

Passados os primeiros dias de luto coletivo, e do retorno de alguns aos escombros da Fonte Nova e das 520 barracas de praia - e afora uma carta ou outra de leitor de jornal - parece reinar em Salvador uma lógica do "pra frente é que se anda", "a vida continua". E continua mesmo. Sem as barracas, a orla tornou-se local inseguro. Já se registram assaltos a transeuntes e banhistas. Talvez, depois de incêndios e destruição, o luto parece experimentar um vazio e um progressivo esmaecimento. Os baianos se apressam em concluir os trabalhos de luto. Afinal, a Copa Mundial de Futebol está próxima ... 2014 ... e será sediada pelo Brasil, com possbilidades de acontecer jogos na nova Fonte Nova. Quanto às barracas, enquanto se espera a con strução das NOVAS barracas, tenta-se substituir as mortas através de toldos provisórios, caixas de alimentos e de cervejas trazidos de casa ... de forma que não se tome banho de mar sem se tomar cervejas e comer acarajé.


Adeus, para sempre, a velha Fonte Nova e as velhas barracas de praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário