quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CONSTRUINDO UM FUTURO VERDE, Alan Charlton ,

CONSTRUINDO UM FUTURO VERDE

(Folha de S. Paulo, 21 septiembre 2010, p. A3)

Artigo de opinião do Embaixador Alan Charlton para o jornal Folha de São Paulo

Embaixador Alan Charlton


A coincidência de eventos esportivos traz oportunidade única para que Reino Unido e Brasil trabalhem juntos para tornar real a economia verde

As mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável continuam a ser uma prioridade política chave do novo governo britânico. O premiê, David Cameron, quer que o Reino Unido tenha "o governo mais verde de sua história".

Com o mercado global de produtos de baixo carbono previsto para crescer 4% ao ano até 2015, temos oportunidade tremenda para assegurar que nosso futuro econômico seja baseado em bens e serviços verdes, de baixo carbono, que estimulem o crescimento, gerem empregos, combatam as mudanças climáticas e fomentem a segurança energética.

O mercado de produtos e serviços verdes do Reino Unido, que vale quase R$ 1 trilhão, já emprega cerca de 900 mil pessoas, diretamente ou na cadeia de oferta mais ampla. O Reino Unido vê a transição para uma economia verde, de baixo carbono, como importante oportunidade comercial e de emprego.

Por que isso é importante para o Brasil? Os países que fizerem essa transição mais cedo -como o Brasil está fazendo com sua meta ambiciosa de reduzir suas emissões entre 36,1% e 38,9% até 2020- provavelmente vão se beneficiar, tornando-se centros de baixo carbono.

Por exemplo, 81% do comércio internacional de carbono acontece em Londres. Ao encarar o desafio verde, o Brasil poderá reivindicar sua parcela do mercado crescente de bens e serviços verdes, gerando qualificações e empregos valiosos.

É essencial que o governo implemente políticas que ofereçam certezas de longo prazo às empresas. Com sua matriz energética limpa, seus biocombustíveis avançados e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, o Brasil está bem posicionado para transformar oportunidades em realidades.

O Reino Unido já tem diálogo forte com o Brasil quanto a mudanças climáticas e meio ambiente. Eu gostaria de vê-lo ampliado, para incluir o crescimento verde. O Reino Unido possui o maior mercado único no mundo de parques eólicos aquáticos e lidera na energia marinha, além de estar na vanguarda em pesquisas e desenvolvimento de baixo carbono.

As empresas britânicas querem trabalhar em parceria com suas contrapartes brasileiras, para construir relacionamentos mais fortes e fazerem juntas a transição para um mundo mais verde.

Nos próximos quatro anos, Londres vai sediar a Olimpíada de 2012, enquanto o Brasil vai sediar os Jogos em 2016 e a Copa em 2014.

A coincidência de eventos esportivos traz oportunidade única para que Reino Unido e Brasil trabalhem em conjunto para fazer da economia verde uma realidade, também ao compartilharem experiências sobre como os eventos esportivos podem ser tornados sustentáveis.

Para apoiar essa proposta, estamos lançando um programa intensificado de atividades no Brasil, sob a bandeira "UK Know How", que trará uma grande variedade de eventos comerciais, missões, seminários e mostras ligadas ao verde para o país.

Esperamos desenvolver parcerias com empresas brasileiras para garantir um futuro mais verde para ambos os nossos países.

O programa vai reunir uma gama diversificada de empresas britânicas dos setores ambiental, da construção, da infraestrutura esportiva, dos transportes de massas, tecnologia de informação e comunicações e tecnologia agrícola.

A visão do Reino Unido é a de uma economia verde, de baixo carbono, com empregos gerados pelas novas tecnologias e mercados do futuro. Com o conjunto certo de políticas, e com a adesão forte do setor privado, o Brasil tem a possibilidade de se tornar uma potência ambiental no século 21.

Tradução de CLARA ALLAIN

#######


Blog de Alan Charlton

Eu sou Alan Charlton, embaixador britânico no Brasil desde dezembro de 2008. Nasci em Nottingham no Reino Unido, uma cidade a 200 Km ao norte de Londres. Você já deve ter ouvido falar de nosso herói, Robin Hood, que lutou contra o xerife de Nottingham. Sou fã de futebol e torcedor do Nottingham Forest, equipe que já venceu duas vezes o campeonato Europeu (1980 e 1981).


Gosto das universidades. Por isso estudei em três: em Cambridge, cursei letras e línguas modernas; em Leicester, estudei educação; e em Manchester, linguística. Me formei como professor de línguas e trabalhei dois anos numa escola na Alemanha. Me tornei diplomata britânico em 1978. Desde então, trabalhei com questões relacionadas ao Oriente Médio, a unificação da Alemanha, Iraque, Bósnia e o Kosovo. Nos últimos anos, lidei com as questões globais (comércio, energia, ciência, mudanças climáticas, pobreza). Nesses 30 anos tive a oportunidade de estar em um posto em Berlim na época da queda do muro e participei da Conferencia de Paz em Dayton-EUA, em 1995. Meu último cargo, antes de ser indicado como embaixador no Brasil, foi de vice-embaixador em Washington.


Além do inglês, meu idioma, falo alemão e francês. Falava bem o árabe, mas atualmente estou um pouco enferrujado. Aprendi um pouco de português em Londres e mais tarde numa escola de línguas em Campinas. Nos próximos três anos espero aprimorar meus conhecimentos não somente do idioma, mas da cultura brasileira.


Faço questão de que a embaixada represente bem os valores britânicos, atue de maneira profissional e seja acessível aos brasileiros e britânicos. Esse é o motivo que me estimulou a escrever este blog. Para saber mais sobre o meu trabalho e minha carreira no Ministério de Relações Exteriores Britânico, acesse nosso website UK in Brazil
RSS feed

Embaixador Britânico

Sobre Alan
Reino Unido no Brasil
Tag cloud
alan alancharlton brasil britanico charlton copenhague desenvolvimento diplomacia economia embaixada embaixador floresta interação londonsummit meioambiente reino reinounido riodejaneiro unido visita

Links favoritos
Twitter
YouTube
FlickR
Foreign and Commonwealth Office Website
Brasil
Ministério de Relações Exteriores
Foreign Office Website
Number 10
UKTI
Royal Matters
DirectGov
UKinBrazil
UKinBrazil no Flickr
UKinBrazil no YouTube
British Council
Visa Info Services
Visit Britain
Travel advice
Advice by country
Passports
Entry requirements
Help if things go wrong
Global issues
Counter terrorism
Weapons proliferation
Conflict prevention
Act on Copenhagen
News
Latest news
Our views on news
RSS feeds Sitemap
Feedback
Email alerts
Careers
Terms & conditions
Access to information
Privacy
Accessibility

Nenhum comentário:

Postar um comentário