sábado, 11 de setembro de 2010

O mundo mágico de Guimarães Rosa : Sorôco

Arte&Estilo

“As palavras têm sexo. Amam-se umas às outras. E casam-se. O casamento delas é o que chamamos de estilo”. ( Machado de Assis)


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O mundo mágico de Guimarães Rosa : Sorôco <

Personagens como as crianças,os velhos e os loucos são seres intuitivos, portadores de uma vocação mágica. A eles é dada a liberdade de criar seus mundos, livres de racionalismo, podendo perceber e atingir revelações profundas. Para o autor, nosso mundo é apenas uma passagem para um mundo espiritualmente complexo

A partir de fatos banais, o autor discute temas que são universais, questões metafísicas que desde sempre angustiam o ser humano.Ocorrem momentos epifânicos, isto é, que revelam e iluminam toda a existência da personagem. Desses pequenos “causos”, como diriam os sertanejos do norte de Minas Gerais, o autor extrai lições de vida, mesmo quando usa uma carga de humor.

Há uma clara noção, em alguns contos, de que existiria uma força natural que, por meios os mais variados possíveis, faz com que o destino das pessoas se cumpra.

SORÔCO, SUA MÃE, SUA FILHA

Neste conto verifica-se duas características típicas de Guimarães Rosa. A primeira é a ortografia própria, que chega a se desviar muitas vezes do padrão gramatical. Nada justifica o acento na palavra “Sorôco”. Além disso, como em muitas personagens, o nome do protagonista carrega um significado oculto. A sonoridade da palavra lembra “ser oco”, ou seja, alguém que busca o desapego.

É a condição para realizar o salto, a transcendência comum nos contos de Primeiras Estórias.

Sorôco é comparado a Jó, personagem da Bíblia, por causa de seu sofrimento. Tem uma mãe e uma filha loucas. Passado e futuro. Ele, no meio. Ele, a terceira margem. A eternidade. E as proporções gigantescas dele lembram as personagens grotescas que são castigadas, eliminadas em outros contos. O padecimento a que foi submetido ao cuidar das duas, no entanto, redimiu-o.

O conto inicia-se com o protagonista levando suas parentas para a estação de trem, em que pegarão um trem que as levará a um hospício em Barbacena. A cidade inteira está na estação, como numa espécie de apoio num momento difícil. É o que os segura de rirem das duas figuras tão despropositadas.

Quem é Jó?

O Jó da Bíblia é aquele personagem rico, que tinha uma importante posição social. Satanás tirou dele toda a riqueza, os filhos e, finalmente, a sua saúde, com o concenso de Deus. Aqueles que conviviam com ele diziam que tudo aquilo era uma punição de Deus por eventuais pecados. Também a sua esposa condividia essa opinião e sobretudo os seus 3 amigos, Elifaz, Bildad e Zófar, que porém estão a seu lado depois que é expulso da cidade, não por solidariedade, mas para explicar a ele as razões da sua desgraça. Apesar disso, Jó não abandona a Deus. Ele, por isso, é recompensado, e Deus lhe dá novamente 10 filhos e dobra a sua riqueza precedente.

Postado por Gizelda às 12:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário