sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Dia Mundial Sem Carro foi um fracasso?

O Dia Mundial Sem Carro foi um fracasso? A resposta é NÃO!

By Carlos Kiwi Quinta-feira 23/9/2010 13:48 BRT

Segundo a pesquisa "Nossa São Paulo/Ibope - Dia Mundial Sem Carro 2010", quase sete em cada dez paulistanos (68%) avaliam o trânsito em São Paulo como ruim ou péssimo. Em média, o motorista gasta diariamente 2 horas e 42 minutos no deslocamento para todas as suas atividades. Mesmo assim, no dia (22) que se comemorou o Dia Mundial Sem Carro, houve pouca adesão das pessoas nas principais capitais do Brasil.

Na cidade do Rio de Janeiro, segundo a prefeitura, apenas 3,5% da população optou por deixar seu carro na garagem e utilizar algum outro tipo de transporte. Em São Paulo não tivemos ainda nenhum dado oficial a respeito da adesão, mas com certeza o paulistano ainda não abraçou a causa, já que às 19hs do dia 22 havia 112km de congestionamento na cidade, ou seja, dentro do “normal” de todos os dias.

O Dia Mundial Sem Carro foi um fracasso? A resposta é NÃO! Não pois a cada ano mais e mais pessoas buscam organizar eventos e ações que tentam conscientizar as pessoas da importância de deixar o carro em casa e optar por outros tipos de transporte.

Ações que mostram que não temos mais espaço para os carros e que podemos e devemos lutar por nossos direitos como mais ciclovias ou mais qualidade e estrutura para o transporte público.

Dentre as ações realizadas no Dia Mundial Sem Carro, destaco as seguintes:

Café dos ciclistas

Com o objetivo de valorizar e incentivar o uso da bicicleta no Dia Mundial Sem Carro, a Ciclocidade, promoveu um café da manhã em plena Av. Paulista, onde todos os ciclistas eram recebidos com um lanche e ainda recebiam dicas para pedalar em segurança pelas ruas de São Paulo.

Bois e cavalos

Com o objetivo de protestar pelo Dia Mundial Sem Carro, bois e cavalos (devidamente montados), disputaram espaço com motoristas em plena av. Paulista, mostrando que esse meio de locomoção diferenciado também pode compartilhar seu espaço nas grandes cidades.

Yahoo! Social Bike / LokoBikers

Para fechar o Dia Mundial Sem Carro o grupo noturno de ciclistas LokoBikers em conjunto com o projeto Yahoo! Social Bike, saiu pelas ruas de São Paulo para se divertir, promover a bicicleta e mostrar que não cabe mais carros nas ruas e que “as magrelas” podem ser uma das melhores opções de transporte. O passeio contou com a participação de 150 ciclistas divididos em homens, mulheres, crianças e organizadores. O passeio partiu do Parque das Bicicletas na região do Ibirapuera ás 21h20 e percorreu as principais ruas e avenidas da Cidade de São Paulo, passando por pontos turísticos e importantes da cidade, que normalmente não temos a oportunidade de apreciar com calma e muito menos a noite, quando eles ficam ainda mais bonito. Pontos como a Praça Roosevelt, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Praça da Sé, Pátio do Colégio, Mosteiro de São Bento, entre outros.

O passeio correu sem problemas e a todo momento era possível ver no rosto das pessoas aquele sentimento de realização e novidade. A todo momento, os guias também estavam sempre organizando a massa e aproveitavam para passar dicas de segurança e comportamento nas ruas da cidade de São Paulo. Destaque para a Polícia Militar de São Paulo, que em vários momentos do passeio nos ajudou a segurar o transito e fechar determinados cruzamentos... uma surpresa agradável!

Foram 30km de passeio, 4 horas de duração e o encerramento no próprio Parque das Bicicletas. Todos foram e todos voltaram em total segurança e com o sentimento que a bicicleta aos poucos está ganhando seu espaço que é de direito. E mostrando a todos que o Dia Mundial Sem Carro deve ser praticado por todos em todos os dias.

Ano que vem tem mais e espero que mais gente saia pedalando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário