domingo, 26 de setembro de 2010

CRÔNICA DE 26/ SET - RENOVAR, ESTE É O CÓDIGO

CRÔNICA DE 26 DE SETEMBRO - RENOVAR, ESTE É O CÓDIGO

Domingo é dia de renovação. Expressiva maioria das pessoas renova a semana após cinco ou seis dias de trabalho. Para os religiosos, domingo é também dia de renovar a fé e o compromisso com o Ser Supremo.

Há quem visite a(o) sogra(o) todos os domingos ... cumprindo a renovação de parentesco genro/nora - sogro/sogra ... não podendo faltar a cerveja, o almoço e um instransferível relatório de como foi a semana que passou e os projetos para a que virá. Não dá outra. Filhos são arrastados, com maior ou menor força, para ver os avós.

E a escola, e o trabalho? Hora de colocar as fofocas em dia, visitantes e visitados se agrupam na sala, o androceu (futebol, eleições próximas, carestia), e no quarto maior o gineceu (maridos, filhos, roupas, vizinhos).

Qual domingo, todos os domingos? Não; domingos alternados; um domingo sim, o outro também ... muda só o endereço dos sogros.

A sogra de um amigo meu costuma dizer que "domingo sem filhos, genros, noras e netos, sem ensopado de frango e TV ligada em programas de auditórios ... não é domingo."

Final da tarde, todos voltam sob protestos dos visitados que sempre acham que "ainda é cedo". Final do ano, aniversários e Natal em família ... um dia tudo isso cansa.

Um dia alguém lembra de Aristóteles, bem entendido o filósofo grego, que dizia que nem vício nem virtude são alcaçados através do exercício esporádico, eventual, sazonal, de atividades que levam a uma (Virtude)ou a outro (Vício).

É repetindo, com disciplina e sem cansaço, códigos e práticas de conduta que se chega à saturação ou ao entusiasmo ao domingo como espaço e tempo de renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário