domingo, 5 de setembro de 2010

TÓTENS URBANOS - CATEDRAL DE MARINGÁ) PARANÁ - BRASIL

TÓTENS URBANOS - CATEDRAL BASÍLIA MENOR DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA (CATEDRAL DE MARINGÁ) PARANÁ - BRASIL




A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, Avenida Tiradentes é o símbolo da cidade de Maringá (Paraná – Brasil). Diríamos, do lugar deste Blog, é o principal Tótem Urbano desta bela cidade paranaense.




Seu desenho um tanto cônico foi propositalmente pensado para lembrar o foguete russo sputinik.




+++++++

(Sputinik foi o nome dado (década de 50/séc. XX) à primeira série de satélites artificiais soviéticos enviados ao espaço com os objetivos de investigar as capacidades de lançamento de cargas úteis e de estudar os efeitos da ausência de peso e da radiação sobre os organismos vivos. Foi também bastante útil para observar as propriedades da superfície terrestre e, com isso, instruir primeiro voo espacial tripulado. O primeiro foguete sputinik foi lançlado em 4 de Outubro de 1957. Em seu livro "Vale Tudo: o som e a fúria de Tim Maia" (*), o escritor e compositor Nelson Motta faz referência en passant ao lançamento do Sputinik que causou boa impressão a Tião - apelido de então de Tim Maia: "Em outubro de 1957, a União Soviética lançou, com sucesso, o satélite artificial Sputinik, abrindo a era espacial na frente dos americanos" (p. 29))

+++++++

Sputinik nome lembra o “poustinikki”, ou seja, o peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus e inspirou a forma da catedral que ‘abandona’ o chão mundano e se eleva ao “infinito”, a Deus, mantem É a mais alta catedral da América Latina e o segundo monumento mais alto do Mundo.





A porta principal está voltada para o norte; a Capela do Santíssimo para o sol nascente e a do Batistério para o poente. Ao sul a grande porta que leva a cripta, onde serão sepultados os Bispos, e que está sob o altar mor. No interior dos dois cones a 45 metros de altura, encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis adquirem para guardar os restos mortais de seus entes queridos.

Sua 'pedra fundamental' foi um pedaço de mármore extraído das escavações da Basílica de São Pedro pelo Papa Pio XII; o lançamento ocorreu em 15 de agosto de 1958 em cerimônia promovida pelo Bispo Diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, e presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, dom Manuel da Silveira D'Elboux.

Características físicas

Altura: 114 m de altura + 10 m de cruz no topo;
• Altura livre: 84 metros;
• Diâmetro externo: 50 m;
• Diâmetro Interno: 38 m;
• Vitrais: 16, da autoria de Lorenz Osterroht;
• Crucifixo: feito de madeira com 7 m, obra do escultor Conrado Moser;
• Capacidade: 4 700 pessoas.



A Catedral foi construída entre julho de 1959 e maio de 1972. Sua obras em concreto foram concluídas quase quatorze anos depois, em 10 de maio de 1972. Foi consagrada no dia 3 de maio de 1981. Em 21 de janeiro de 1982 recebeu o título de Catedral Basílica Menor.

No entorno, espelhos d’água, fontes luminosas e chafariz que jorram a mais de 5 m de altura.

####

Em 1973, quando eu morava no Paraná - numa cidade (Engenheiro Beltrão) a uns cem quilômetros de Maringá - pude acompanhar os últimos retoques da conclusão das obras da catedral. Durante todo aquele ano, nas folgas semanais que eu tinha, como professor, às quintas-feiras (manhã e tarde), não havia outro compromisso além de estar em Maringá, admirando e vivendo esta bela cidade (não me canso de repetir) do não menos belo estado do Paraná.

Vicente

#####

(*)
MOTTA, Nelson. Vale Tudo:o som e a fúria de Tim Maia. Rio de Janeiro, Objetiva, 2007, 392p. ilus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário