sábado, 27 de novembro de 2010

'Orelha' de "O Centro Histórico de Salvador" - Juarez D. Bomfim

Juarez Duarte Bomfim - "O Centro Histórico de Salvador": sua integração sociourbana. Prefácio de Horácio Capel. Feira de Santana: UEFS Editora, 2010. 360 p. ilus

Ontem, 26 de novembro, na Livraria LDM (centro de Salvador - Bahia - Brasil), o professor da Universidade Estadual de Feira de Sanatana (Bahia) Juarez Duarte Bomfim lançou o livro "O Centro Histórico de Salvador": sua integração sociourbana..

Eu escreví o texto da 'orelha' (do livro) que ora apresento a vocês:


Caetano Veloso fez a letra e a música de “Sampa”. Juarez Duarte Bomfim fez a letra e a ciência de O Centro Histórico da Cidade do Salvador. São linguagens que se abraçam e que traduzem esforços de realização de um sonho feliz de cidadãos iguais em oportunidades e direitos de cidadania diante do desafio proposto pelas incontáveis matizes dos desejos, das necessidades e das capacidades individuais. Toda paixão crítica por uma cidade, como o é Sampa, como o é O Centro Histórico da Cidade do Salvador, é alimentada por esse sonho. Ainda que só nos reste construir os caminhos de uma Córdoba à qual, sabemos de antemão, jamais chegaremos.

Largo do Terreiro de Jesus: o chafariz, a Catedral Basílica e, ao lado, o imóvel da mais antiga Faculdade de Medicina do Brasil. (centro de Salvador - Bahia - Brasil)


Para que medir se o cruzamento da Ipiranga com a Avenida São João e o Pelourinho vivem em centros geométricos? O Centro é aquele lugar para onde as pessoas apontam quando dizem ”vou ao centro”, “fui ao centro”. “vim do centro” . O Centro é o “centro do mundo” provido de carga mítica e mística – como nos ensina Mircea Eliade (O Sagrado e o Profano) - e costas curvadas pelo peso da história. Emocional, afetivo e – porque pulsa no mais fundo do coração das pessoas - cordial, ele aconchega transcendências e imanências, mas não é físico. Também não é a loja, aquela praça, a rua, bairro, centro de compras, centro financeiro, centro de lazer, etc. Basta substantivá-lo por uma só palavra e seu encanto estará perdido. O Centro é, ele mesmo, adjetivo; e adjetivo é primo rico de substantivo. O Centro é o Centro ponto e basta! Identificá-lo com os quadrantes da razão é o mesmo esforço vão de clinicar o coração de quem cruza a Ipiranga com a Avenida São João. Quando Juarez, ao modo de anfitrião, disse em Barcelona: “les invito a conocieren Salvador de Bahia, la mejor ciudad del mundo”... teria sido falta-do-que-fazer perguntar: melhor em que, Juarez: na conservação e humanização de orlas marítimas e de feiras livres? No mar verde-azul que invade São Salvador, a capital da baía e da Bahia, desenhando-lhe uma quase São Luiz de tão quase ilha que nossa cidade é.

O Cruzeiro e a Igreja de São Francisco (centro de Salvador)



Cada obra com seu santo, céus e terra das paixões críticas. Centro Histórico e Sampa dos novos baianos Juarez e Caetano estão plenas das glórias do Centro, esse adereço das nossas almas urbanas ricas de alturas; e de caminhos que, um dia, levarão a Córdoba.

Vicente Deocleciano Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário