domingo, 21 de novembro de 2010

CRÔNICA DOMINICAL - DOMINGOS DOMÉSTICOS

DOMINGOS DOMÉSTICOS

[CRÔNICA DOMINICAL DE 21 DE NOVEMBRO DE 2010]

Vicente Deocleciano Moreira


Domingo pode ser uma boa opção - ou uma boa desculpa! - para ficar em casa. Fora de casa, trânsito mais livre e ruas mais vazias ... mas restaurantes, clubes e parques mais cheios, barulhentos, senhas, filas e esperas de tirar o fôlego - quero dizer - o apetite. O fato é que, por força do trabalho que ocupa os chamados "dias úteis", ou sob o imperativo da mão de ferro do hábito, tod@s e todas as famílias com suas famigeradas alegrias vão aos mesmos lugares, no mesmo dia e à mesma hora. E o ar condicionado menos frio por causa do calorento calor humano.

Se o domingo a gente inventa ele pode acontecer qualquer dia "útil" da semana sem restaurantes, clubes e parques cheios, barulhentos, senhas, filas e sem esperas de tirar o fôlego - quero dizer - o apetite. E o ar condicionado bem mais frio. Tudo bem: quem pode pode inventar o domingo fora do domingo, num dia "útil" por exemplo; quem pode pode, quem não pode se sacode e do bolso caem moedas de cinco centavos de real.

Ficar em casa, esta é a opção menos estressante e aborrecida. Vamos pensar, para nosso consolo ou para nosso comodismo e sabedoria, que o domingo pode ser preenchido com um mergulho no falso vazio do noso mundo interior. Não; sem autoavaliações de como fomos na semana e a tolice do esforço de como podemos fazer para melhorar.

Se não for possível fugir a essa tolice, sentar sob a árvore de um bosque não nos afugenta da nossa casa, pois estamos no nosso OIKOS, estando sentados ou deitados sob a árvore de um bosque.

Piqueniques sairam de moda, no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário