domingo, 28 de novembro de 2010

CRÔNICA ... BARES E MARES SECARAM EM SALVADOR

BARES E MARES SECARAM EM SALVADOR

CRÔNICA DOMINICAL (28 de novembro/2010)

Em Salvador (Bahia - Brasil), finalmente cumprida a profecia do beato Antonio Conselheiro: o mar secou e, com ele, o bar também secou.

Destruíram todas barracas e respectivos mobiliários assentados sobre a areia da praia; e não construíram os bares/restaurantes para onde prometeram transferir os barraqueiros.

Entre profecias e promessas, no lugar das barracas com geladeiras e freezers para a conservação de alimentos e de fogões para prepará-los, o "jeitinho" de toldos cujos donos alugam mesas a R$ 10,00 (dez reais)e vendem cada garrafa de cerveja quente por esse mesmo preço. O maior "barraco" !

Em Salvador, desde 1549 (ano de sua fundação por Tomé de Souza - primeiro Governador Geral do Brasil), comenta-se que a maior parte das pessoas que se dirigiam à praia (nos bons tempos em que praias haviam) tomava 'banho de bar' e, raramente, banho de mar. Agora, neste domingo último do penúltimo mês de 2010 - a exemplo das dezenas de domingos anteriores - ... nem bar, nem praia. Sim, nem praia; a não ser que alguém chame de praia dejetos humanos, detritos, restos de alimentos e de latas de bebida, cascas de frutas e ossos de frango, papel higiênico usado ... tudo espalhado na areia que emoldura um mar imundo e maltratado.

Visitem Salvador no próximo verão. Em uma outra postagem direi qual o ano desse próximo verão. Aquel@s que viverem verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário