terça-feira, 9 de novembro de 2010

Estudantes negr@s - Bolsa de Vocação Diplomática

Bolsa-Prêmio de Vocação Diplomática para Estudantes Negr@s
Inscrições: de 8 a 26 de novembro 2010.


Ministério das Relações Exteriores
Instituto Rio Branco

O Instituto Rio Branco (IRBr) e o Conselho Nacional Do Desenvolvimento Científico E Tecnológico (CNPq) estabelecem as normas e tornam pública a realização de Processo Seletivo para o “Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia”, que conta com a participação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos - SDEH, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR - e da Fundação Cultural Palmares - FCP.

Cargo Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia.
Vagas Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia R$25.000,00. Clique aqui e saiba mais sobre essa e outras oportunidades.

________________________________________

Proj. Quadro Negro:
Repercussão nacional e internacional


O QUE É?

Foi uma ação educativa e artística do grupo Simples Rap’ortagem, de valorização e fortalecimento da identidade negra, envolvendo a relação do Hip-Hop com diferentes expressões culturais e personalidades.


QUAIS AS ETAPAS DO PROJETO?

• Produção do CD Quadro Negro (2004)
• Evento “Hip-Hop Pelas Cotas: Uma Reação Afirmativa” (2004)
• Projeto Quadro Negro nas escolas (2005)
• Temporada de Shows Quadro Negro (2005)



CD QUADRO NEGRO

É um CD institucional que contém uma única música, intitulada Quadro Negro. A música é um Rap de 11 minutos, de caráter educativo e poético, que aborda questões históricas e conceituais sobre negritude e Ações Afirmativas. Não se enquadra no padrão comercial e geralmente é veiculada em rádios comunitárias. Tem se tornado um referencial pedagógico no reforço à Lei 10.639, auxiliando profissionais de educação e embasando as discussões sobre cotas nas universidades. O CD faz parte do Programa de Ações Afirmativas da UFBA. Baixe o CD

HIP-HOP PELAS COTAS: UMA REAÇÃO AFIRMATIVA

Atividade de lançamento do CD Quadro Negro. Evento de caráter artístico e educativo que articulou os cinco elementos do Hip-Hop e as presenças de diversas personalidades do meio acadêmico e do Movimento Negro para debater a importância das cotas e demais Ações Afirmativas.


PROJETO QUADRO NEGRO NAS ESCOLAS

Ação educativa utilizando elementos da cultura Hip-Hop em debates, oficinas, exibição de vídeo e apresentações, objetivando sensibilizar educandos da Rede Pública quanto aos temas: Cotas, Universidade Pública, Movimento Hip-Hop e Racismo. Articulou a parceria com 6 colégios públicos estaduais:

• Renan Baleeiro (Bairro Águas Claras)
• Clériston Andrade (Bairro Itacaranha)
• Noêmia Rego (Bairro Valéria)
• Alberto Valença (Bairro São Gonçalo)
• Cidade de Curitiba (Bairro Eng. Velho de Brotas)
• Bertholdo Cirilo (Bairro São João do Cabrito)


TEMPORADA QUADRO NEGRO
Temporada de shows que a banda realizou no Teatro Gregório de Matos em outubro de 2005 articulando o Hip-Hop e diferentes expressões artísticas com propósito de valorização da cultura negra. Na Temporada, a Simples Rap’ortagem realizou uma campanha de doação de livros para a comunidade carcerária do Presídio Lemos de Brito. Dez livros doados eram trocados por um CD Quadro Negro. Foram arrecadados 230 livros destinados a compor a criação da primeira biblioteca no Pavilhão 3 do presídio.


REPERCUSSÃO

O Projeto Quadro Negro foi base para a monografia “Movimento Hip-Hop: Educação em Quatro Elementos”, de Ana Paula Conceição Oliveira (Paula Azeviche), na época MC do grupo Simples Rap’ortagem, quem fez a coordenação pedagógica do Projeto. Acesse a monografia

Foi citado na dissertação “Hip-Hop, Educação e Poder: O Rap como Instrumento de Educação Não-Formal”, de Ivan dos Santos Messias, apresentada ao programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, na Faculdade de Comunicação, como requisito para obtenção do grau de Mestre em Cultura e Sociedade. Acesse a dissertação

Foi citado no artigo “Relação de Mercado e Trabalho Social no Hip-Hop”, de Jorge Hilton, publicado na Revista Científica CADERNOS DO CEAS - N° 223 julho/setembro 2006. Acesse o artigo

Foi referendado no livro “Identidade Negra: Direitos Humanos e Fortalecimento das Organizações Populares”, publicado pela CESE em 2010, organização que apoiou o Projeto em uma de suas etapas. Acesse o livro

Citado na monografia de defesa no Bacharelado em Pedagogia “A Representação do Negro em Obras Infantis de Monteiro Lobato”, de Jaqueline Silva Miranda – Faculdade Regional da Bahia – UNIRB, em 2009. Acesse essa monografia


Foi citado no documentário para conclusão do curso de Comunicação da UFBA – 2009: “Hip-Hop e Educação Popular”, de Rebeca Bastos.

A letra Quadro Negro compõe o Módulo 3, do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira do Centro de Estudos Afro Orientais (2009).

A música Quadro Negro foi incluída no Caderno N° 1 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia “Diálogos entre a UFRB, as Escolas de Ensino Médio e as Comunidades do Recôncavo”.

A música Quadro Negro foi base para o vídeo do UNIAFRO 2007 - Programa Preparatório para a Promoção da Igualdade Étnico-Racial na Educação.

A música Quadro Negro foi citada no Artigo "Noções de Identidade na Comunidade do Engenho Velho de Brotas" Revista África e africanidades, autoria de Heloisa Ferreira Chagas. Acesse esse artigo.

Trecho da música Quadro Negro ilustrou o livro “História na Contemporaneidade”, do historiador e professor Renato Santos (pag. 133).

O Projeto será abordado no livro “Bahia com H de Hip-Hop”, de autoria de Jorge Hilton, a ser concluído em 2010.

As diferentes etapas do Projeto foram registradas em vídeos, além do registro musical e histórico do CD QUADRO NEGRO

VÍDEOS:
- Hip-Hop Pelas Cotas: Uma Reação Afirmativa
- Projeto Quadro Negro nas escolas
- Temporada Quadro Negro

Vídeo a ser concluído: Temporada Simples Rap’ortagem em Cena (desdobramento da Temporada Quadro Negro)

O vídeo Projeto Quadro Negro nas escolas foi exibido no 11° Festival Brasileiro de Cinema Universitário no Rio de Janeiro, e na Mostra de Filmes da Universidade Estadual de Feira de Santana – BA.

A experiência do Projeto foi apresentada em oficina por Jorge Hilton em diversos espaços, a exemplo para estudantes cotistas do Programa UNIAFRO em Salvador e nos municípios baianos Itaberaba (para membros da comunidade e do MST) e Irecê (para professores num evento realizado pela Faculdade de Educação da UFBA).

As ações ligadas ao Projeto Quadro Negro repercutiram em diversos sites nacionais e internacionais, principalmente através de vídeos. Seguem alguns links:


Experiência do Projeto veiculado no programa Nacional: OUTRO OLHAR, pela TV BRASIL - Empresa Brasileira de Comunicação:
http://www.youtube.com/watch?v=397cqQeZhbg


Link da experiência do Projeto publicada num Blog em Belém – PA, título da postagem “Medidas Simples de grande alcance”:
http://blogflanar.blogspot.com/2008/09/medidas-simples-de-grande-alcance.html

Links das publicações em sites internacionais:

INGLATERRA: http://www.nme.com/awards/video/id/dtZC86NZYpk/search/democlipe

ITÁLIA: http://www.territorioscuola.com/youtube/view.php?video=dtZC86NZYpk&feature=youtube_gdata&title=Democlipe+Simples+Rap%27ortagem+-+Temporada+Quadro+Negro

ESTADOS UNIDOS:
http://video.m1key.com/raportagem/

OBSERVATÓRIO AFRO-LATINO:
http://afro-latinos.palmares.gov.br/005/00502001.jsp?ttCD_CHAVE=900



QUEM APOIOU?
Em cada etapa, o projeto contou com apoio específico e de diferentes naturezas. Organizações apoiadoras:

Fundação Palmares, UNICEF, CESE, FASE, Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos, UFBA através da Pró-Reitoria de Extensão, CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais e TV UFBA. Apoiaram também: Image Nation, Lar Joana Angélica, Levit Bahia, Negra Jhô e Rede Aiyê Hip-Hop.
________________________________________

Inclusão para a Diversidade: Bonecas diferentes


Negras, indígenas, brancas, orientais, indianas, mulçumanas, com e sem deficiência, magrinhas, gordinhas, albinas, são alguns dos exemplos de bonecas de sucesso e reconhecimento inclusive fora do país. Conheça a maravilhosa experiência da Loja Preta Pretinha.

Assita direto do Youtube


________________________________________

Coluna Papo Simples: Quem disse que o Orkut não dá trabalho?!



Ultimamente, estou me atrasando para o trabalho. É porque tenho muita coisa para fazer antes de sair, e aí já sabe, né? Quando vejo, já é tarde. Hoje mesmo, tive que acordar mais cedo que o normal, tinha uma lista de coisas para fazer. Primeiro reguei todas as plantas, tirei as pragas e pestes, colhi alguns frutos, hummmmmm! A colheita foi ótima! Confira o novo texto de Mia Lopes.


Papo Simples é o nome da coluna quinzenal criada e comandada por Mia Lopes. Bom humor, dinamismo e informação! Textos, dicas, crônicas, comentários e criticas, abordando temas diversos, de forma leve e descontraída.







________________________________________


www.simplesrap.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário