domingo, 14 de novembro de 2010

CRÔNICA DOMINICAL DE 13 DE NOVEMBRO DE 2010


Domingo, tempo bom /bom tempo

Vicente Deocleciano Moreira

Tempo bom/bom tempo é a combinação perfeita para qualquer dia da semana ao menos no mundo urbano. Entendemos por tempo bom tempo a presença do sol, um tempo, um dia ensolarado.

Aliás, até mesmo o serviço de informação meteorológica dos noticiários da TV (e da Imprensa em geral) utiliza essas expressões “tempo bom /bom tempo” para traduzir a previsão de um dia de sol. Nem sei se “tempo bom /bom tempo” são terminologias científicas, são conceitos da ciência da Meteorologia. Enquanto permaneço nesta ignorância , sei apenas que a permanência repetida e excessiva do chamado “tempo bom /bom tempo” pode significar uma coisa na cidade e outra no campo. “Tudo de mais são sobra”, comparece o dito popular, excesso de “tempo bom /bom tempo”, no campo, pode arruinar agricultores e agriculturas.

Tempo bom/bom tempo significa não apenas a presença do sol, mas também do céu azul, independentemente da temperatura. Às vezes faz 8° C e o tempo é bom, há bom tempo, desde que haja sol brilhante e céu azul; numa temperatura de 28° pode ser que o tempo não esteja bom, que não aconteça o bom tempo se o céu estiver nublado e o sol “fraco”.

Bem., já que estamos falando sobre o dia de domingo, é imperdoável (nem sabemos a quem não perdoar) se o domingo não faz tempo bom/bom tempo. Pode até ter chovido no sábado (ou chover na segunda-feira), mas domingo tem que amanhecer ensolarado ... chego até a lembrar de “Estrada do Sol”, composição de Tom Jobim e Dolores Duran.

É de manhã,
Vem o sol mais os pingos da chuva que ontem caiu
Ainda estão a brilhar, ainda estão a dançar
Ao vento alegre que nos traz esta canção

Quero que você me dê a mão
Vamos sair por aí
Sem pensar no que foi que sonhei, que chorei, que sofri,

Pois a nossa manhã
Já nos fez esquecer
Me dê a mão, vamos sair pra ver o sol



O amanhecer dominical, faça chuva, faça sol, nos perdoa de toda a preguiça - o pecado-mãe de todos os vícios, como asseveram os franceses. Mas, convenhamos, um domingo cujos primeiros raios do sol já tecem um tempo bom/bom tempo tem o poder de transformar em virtude tão perigoso pecado. Em virtude porque nos faz exercitar nosso espírito de vingança … vingança do bem … contra os chamados “dias úteis” da semana que passou e – por antecipação – dos “dias úteis” da semana que (em breve) chegará.

Quando conseguimos acordar e, posteriormente, quando conseguimos levantar da cama .. é hora de se espalhar por aí (mesmo que aí seja dentro de casa, ou do quarto onde estivemos dormindo). Vamos ‘fechar’ a crônica, e abrir o domingo, com “Bom Tempo” de Chico Buarque?

Um marinheiro me contou
Que a boa brisa lhe soprou
Que vem aí bom tempo
O pescador me confirmou
Que o passarinho lhe cantou
Que vem aí bom tempo

Dou duro toda semana
Senão pergunte à Joana
Que não me deixa mentir
Mas, finalmente é domingo
Naturalmente, me vingo
Eu vou me espalhar por aí

No compasso do samba
Eu disfarço o cansaço
Joana debaixo do braço
E carregadinha de amor
Vou que vou
Pela estrada que dá numa praia dourada
Que dá num tal de fazer nada
Como a natureza mandou
Vou
Satisfeito, a alegria batendo no peito
O radinho contando direito
A vitória do meu tricolor
Vou que vou
Lá no alto
O sol quente me leva num salto
Pro lado contrário do asfalto
Pro lado contrário da dor

Um marinheiro me contou
Que a boa brisa lhe soprou
Que vem aí bom tempo
Um pescador me confirmou
Que um passarinho lhe cantou
Que vem aí bom tempo
Ando cansado da lida
Preocupada, corrida, surrada, batida
Dos dias meus
Mas uma vez na vida
Eu vou viver a vida
Que eu pedi a Deus



####

Bom domingo de tempo bom para todo o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário