domingo, 7 de novembro de 2010

CRÔNICA DOMINICAL ... ACORDAR HOJE EM CURITIBA


ACORDAR HOJE EM CURITIBA

Vicente Deocleciano Moreira


Meus amigos, minhas amigas:


Acordar hoje em Curitiba (Paraná - Brasil) não foi nada fácil; e ficou mais difícil porque hoje é domingo, o primeiro deste novembro-quase-dezembro de 2010.

Um nevoeiro intenso parecia impedir fisicamente que alguém com algum juízo e com muita necessidade deixasse o quente aconchego da residência. Temperatura? - 13 graus agravados por u'a massa de ar frio responsável pelo nevoeiro que reduziu tudo e todos a uma visibilidade de 800 metros, vento soprando, fracamente e francamente, do Sudeste. Tudo era álibi pra ficar em casa inclusive a geladeira em que se transformou o aeroporto Afonso Pena.

Parque Barigui - Curitiba - Paraná - Brasil


Vou dizer porém que, apesar de tudo, ainda foi possível caminhar ("fazer Cooper", como se dizia há duas ou três décadas)nas ruas dos verdes bairros, todos felizes buscando saúde no bairro de Santa Felicidade. Nos parques - ah, os parques ... essas maravilhas de ensimesmamentos ... viáveis mesmo em cidades viciadas em praias ... o que não é o caso de Curitiba.

Parque Tinguá - Curitiba - Paraná - Brasil


O caso de Curitiba é a missão (ou o destino?) de dar aulas a outras cidades brasileiras. A aula de hoje? A aula de hoje começou domingo passado quando, nos principais parques curitibanos, um carrinho elétrico esteve a emprestar (e prossegue hoje emprestando) livros, gratuitamente, a frequentadores desses equipamentos que, em Curitiba, têm conservação, segurança pública e proteção exemplares.

São 300 títulos (gibis, revistas, obras infantís, Isabel Allende, Machado de Assis, o recém-Nobel Vargas Llosa...) Acha muito, 300 títulos, para empréstimos a pais e filhos imersos na descontração dominical dos parques? Pois o pessoal daqui, o Paulino Viapiana, Presidente da Fundação Cultural de Curitiba, quer disponibilizar (ainda este ano) 1.350 títulos.

O título desta nova aula que Curitiba dá ao Brasil? BIBLIOPARQUE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário