domingo, 7 de novembro de 2010

MUNDO ... BISMAS NO CAIRO E EM ALEXANDRIA

MUNDO VASTO MUNDO DE 7 DE NOVEMBRO DE 2010

JORNAL DE ANGOLA

Domingo, 07 de Novembro 2010, 09:24
Director: José Ribeiro
Director Adjunto: Filomeno Manaças

Cultura

GRUPO BISMAS DAS ACÁCIAS ANIMA ESPETÁCULO NO CAIRO

Dança tradicional está a ganhar bastante protagonismo a nível nacional e internacional


Bismas das Acácias, grupo de dança folclórica da província de Benguela - Angola - África
SAPOServiços SAPO (SAPO ANGOLA) Fotografia: Rogério Tuti


O grupo de dança folclórica Bismas das Acácias, de Benguela, encontra-se, desde ontem, no Cairo, a convite da embaixada de Angola no Egipto, para animar as festividades comemorativas do 35º aniversário da Independência Nacional.

O grupo, que venceu o Premio Nacional de Cultura e Arte em 2006, é composta por 15 bailarinos, que vão mostrar, de 9 a 12 de Novembro, nas cidades do Cairo e Alexandria, as diferentes danças de Angola.

O director técnico do grupo, João Massela, disse, ao Jornal de Angola, que a ida do Bismas das Acácias ao Egipto vai reforçar as relações culturais entre os dois países e mostrar a evolução, particularmente no campo artístico, que Angola tem vindo a ganhar ao longo dos 35 anos da sua Independência.

O grupo vai apresentar as coreografias “Okulima kuvala”, sobre ser penoso o cultivo, “Ndungo”, acerca dos efeitos do curandeiro numa comunidade, e “Ukongo”, que retrata os rituais de caça.

O Bismas das Acácias foi fundado em 21 de Abril de 1984. As suas coreografias retratam, maioritariamente, as danças folclóricas da região etnolinguística umbundu, como resultado das pesquisas sobre aos hábitos e costumes das populações do Sul de Angola.

O agrupamento participou em vários festivais nacionais e internacionais, como o Espectáculo Internacional de Ismaila, no Egipto, das semanas lusófonas, em Sintra, Portugal, Freedon, em Estocolmo, na Expo Saragoza, em Espanha, e no de Dança Pan-Africana “Fespad 2010”, no Rwanda. Conquistou o prémio de melhor coreografia e composição do Festival de Dança “Angola 20 Anos”.

####

ANGOLA PRESS – 6/11/2010
Egipto

Grupo Cultural Bismas das Acácias exibe-se na Opera House


Cairo - O grupo cultural Bismas das Acácias, da província angolana de Benguela, convidada para os festejos do 11 de Novembro, pela Missão Diplomática de Angola acreditada na República Arabe do Egipto, exibe este domingo parte do seu repertório cultural, visando dar inicio as actividades culturais em saudação aos 35 anos da independência nacional.

O grupo desloca-se no próximo dia 13 do corrente mês à cidade económica de Alexandria para uma actuação, visando animar os festejos da independência nacional, com a exibição do seu estílo étnico-linguistico vinculado à transmissão dos usos e costumes dos povos da zona centro do país, os umbundos.

No entanto, o acto político do 11 de Novembro vai decorrer numa das unidades hoteleiras da cidade do Cairo, onde estarão presentes convidados de missões diplomáticas acreditadas no Egipto, representantes de associações internacionais, com destaque para as autoridades do governo e estado egipcios.

Uma excursão que vai juntar a comunidade angolana no Cairo, a realizar-se de 16 a 21 na província do Suez, vai marcar o cair do pano das actividades em saudação aos 35 anos da independência nacional no Egipto.

Esta actividade vai, para além da recreação músico-cultural, servir para transmitir a comunidade sobre os ganhos do país durante os 35 anos, com destaque os oitoanos de paz efectiva, no tocante aos programas de oferta de bens e serviços, formação de quadros, desenvolvimento socioeconómico e estabilidade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário