domingo, 14 de novembro de 2010

MUNDO ... Festival de Cinema de Mar del Plata

MUNDO VASTO MUNDO ... DO CINEMA

Filme de Sofia Coppola abre Festival de Cinema de Mar del Plata

'Um lugar qualquer' inaugura a mostra latina de cinema neste sábado (13).
Programação terá 314 filmes de 36 países; 78 produções são da Argentina.


O Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata abrirá sua 25ª edição neste sábado (13) com a exibição do filme "Um lugar qualquer", de Sofia Coppola, primeiro de uma lista de produções dominada por argentinos e espanhois.

A mostra, uma das mais importantes da América Latina, contará com várias personalidades convidadas, como o cineasta americano John Sayles, que apresentará seu mais recente trabalho, "Amigo", um drama centrado nas Filipinas em 1900 pouco após os Estados Unidos expulsarem a Espanha do arquipélago asiático.

Outra estrela convidada para o festival, que será realizado até o dia 21 na cidade de Mar del Plata, é o ator suíço Bruno Ganz, protagonista do filme "A queda" (2004).

O evento também contará com o diretor australiano Bruce Beresford, ganhador do Oscar pelo filme "Conduzindo miss Daisy" (1989), e com seu colega americano Hal Hartley.

Na parte competitiva internacional do festival, 13 filmes buscarão ao Astor de Ouro - batizado em homenagem ao músico argentino Astor Piazzolla -, como a produção espanhola "Todos vós sodes capitáns", do francês Oliver Laxe, e a argentina "De caravana", de Rosendo Ruiz.

Também estarão na corrida as argentinas "Fase 7", de Nicolás Goldbart, e "Aballay, el hombre sin miedo", de Fernando Spiner, e as estrangeiras "Chantrapas" (França, Geórgia), de Otar Iosseliani; "Chasis" (Filipinas), de Adolfo Alix Jr; e "Essential Killing" (Polônia, Noruega, Irlanda, Hungria), de Jerzy Skolimowski.

Completa a relação "L'ilusionniste" (Reino Unido, França), de Sylvain Chomet; "Silent Souls" (Rússia), de Alexei Fedorchenko; "The Fourth Portrait" (Taiwan), de Mong-Hong Cheng; "The Hunter" (Alemanha, Irã), de Rafi Pitts; "Tuesday, After Christmas" (Romênia), de Radu Muntean; e "White White World" (Sérvia, Alemanha, Suécia), de Oleg Novkovic.


Outros 13 filmes concorrem na categoria latino-americana, como "Abel", estreia do ator mexicano Diego Luna como diretor; a paraguaia-holandesa "Novena", de Enrique Collar, e a peruana "La Vigilia", de Augusto Tamayo.

Com um orçamento de US$ 1,2 milhão, o festival apresentará uma programação com 314 filmes de 36 países, sendo 78 argentinos, seguidos de 45 produções espanholas e 44 norte-americanas.

A mostra também contará com uma retrospectiva da obra do diretor espanhol Ivan Zulueta (1943-2009), que dirigiu "Arrebato" (1979), além de "Un, dos, tres, al escondite inglés" (1969), e curtas e média-metragens do cineasta.

Além disso, haverá um tributo ao diretor italiano Marco Ferreri, criador de "A comilança" (1973), entre outros filmes, e uma retrospectiva da obra recentemente restaurada do diretor francês Pierre Etaix, que incluirá "En Pleine Forme", um curta de 1966, inédito até hoje.


Fonte: globo.com notíciasesportesentretenimentovídeos e-mail
Globomail Pro
Globomail Free
13/11/2010 10h18 - Atualizado em 13/11/2010 11h38

Nenhum comentário:

Postar um comentário