domingo, 23 de maio de 2010

RESENHA - "A (re)construção de Hanói” - Xavier Monthéard

RESENHA - "A (re)construção de Hanói” - Xavier Monthéard



RESENHA - "A (re)construção de Hanói”, por Xavier Monthéard . Monthéard é jornalista.

MONTHÉARD, Xavier – “A (re)construção de Hanói” - LE MONDE DIPLOMATIQUE (Instituto Pólis, São Paulo, ano 3, n. 32, março-29010, p. 10-11)


Resenhista - Vicente Deocleciano Moreira

Hanói é aqui. Tanto quanto o Haiti é aqui. Apesar de Xavier Monthéard começa seu artigo, ainda no primeiro parágrafo, com uma citação do conhecido arquiteto vietnamita Hoang Huu Phe. Ele é, também, diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Vinaconex:

“No governo alguns tratam a cidade apenas como uma entidade administrativa. Felizmente, essa visão está se tornando obsoleta. Devemos construir uma capital atrativa e tecnológica, um destino internacional de férias. Os Estados Unidos, por exemplo, fizeram Las Vegas surgir de um deserto!”

Esta frase parece servir de farol para a compreensão das idéias que Monthéard defende neste seu artigo. Ajuda-lhe, também, nesse mister, uma retrospectiva dos eventos que, so rótulos como renovação, descoletivização, marcaram o país de 1983 a 2008 . Tudo isso para reforçar a denúncia da expulsão de moradores pobres e do esvaziamento da identidade de seus locais de residência em favor de interesses supranacionais que constroem, em Hanói, megaempreendimentos imobiliários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário